“Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, mas para os eleitos é força de Deus, é sabedoria de Deus. A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós é uma força Divina” (I Cor 1,18 e 23-24).
São Paulo recebeu de Deus a graça de compreender o verdadeiro sentido da Cruz de Cristo. Peçamos também para nós a mesma graça de compreender e de corresponder a este amor do Pai que tanto amou o mundo que nos deu seu único Filho para que todo o que n’Ele crer tenha a vida eterna.
Por muitos anos tive medo e fugi da cruz. Havia aprendido equivocadamente sobre seu sentido, verdade e amor. Porém, com o passar do tempo e buscando receber mais da luz e da sabedoria do Espírito Santo, fui percebendo o horrível equívoco que a grande maioria das pessoas tem com relação ao mistério da Cruz de Jesus Cristo, Filho de Deus e único Salvador.
Somos feridos, traumatizados, adoentados, injustiçados, estamos moribundos e outras tantas realidades que afligem nossa vida humana. Tudo isto acontece pelo mistério da iniquidade e do mal que em nos habita. “Ninguém quando for tentado diga: É Deus que me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência que o atrai e alicia. A concupiscência depois de conceber, dá a luz ao pecado: e o pecado uma vez consumado gera a morte eterna” (Tiago 1,13-15).
Estes imensos tumores ocasionados pelo pecado estão em nós. O corpo de Cristo era absolutamente são, n’Ele não existia o pecado, mas sobre a Cruz, Ele tomou sobre Si mesmo, aspirou para seu corpo, coração, alma e espírito todos os nossos males…Ele se fez pecado em nosso lugar…e se ofereceu ao Pai como vítima de expiação. Por isso fomos justificados diante de Deus Pai e por Ele, Jesus o Filho unigênito também nos tornamos filhos adotivos com direito a herança da vida eterna.
Jesus na cruz quitou a dívida do meu pecado. Jesus na cruz pagou meu resgate libertando-me da morte eterna. A cruz de Cristo é para mim e para todos que O aceitam, o maior, o mais extraordinário presente de um Deus e Pai apaixonado por seus filhos e filhas. Quem podia imaginar que naquele crucificado, tido como amaldiçoado e tão desfigurado, que já não tinha aspecto humano se encontrava a salvação do ser humano? Quem podia imaginar que naquele coração que se deixava rasgar estava a fonte da misericórdia, o ventre do Pai, que dai nasceriam seus filhos?
Somente o Pai e o Filho sabiam o que acontecia na cruz. O amor que reconstruiria o cosmo com tudo o que ele contém!
Diante do corpo de Jesus dilacerado na Cruz só nos resta dizer entre sinceras lágrimas de gratidão e amor que: Nós vos adoramos e vos bendizemos Senhor Jesus porque pela vossa Santa Cruz redimiste o mundo.
Maria Francisca Crocoli Longhi
Fundadora da Comunidade Oásis