Escola de Formação

I Módulo: de 17 a 21 de maio de 2023

Na sede da Comunidade Oásis

 

Em breve divulgaremos os valores

 

Sobre a Escola de Formação:

O Espírito de Deus, que sempre orientou e sustentou toda a história da Igreja, suscita nos tempos de hoje novas formas de consagração e vida evangélica. Assim como as diversas formas de vida consagrada e comunitária surgidas no decorrer dos vinte séculos do cristianismo, as “comunidade novas” ou “novas fundações” são, por um desígnio da Divina Providência, uma resposta para as necessidades da Igreja e do mundo de hoje.

A Escola de Formação para Consagrados das Novas Fundações de Vida e Aliança do Brasil ministrada pela Comunidade Oásis, surge como uma missão para nós, neste tempo. A Escola, seus conteúdos e vivência, oportuniza primeiramente a descoberta do plano original a nosso respeito, como uma graça derramada para toda a Igreja e ainda, na escuta do Espírito Santo, ilumina a cada Carisma particularmente. A nossa resposta a Deus deve ser a Fidelidade e, para darmos a cada dia esse passo, necessitamos olhar para dentro e trazer a Santidade de Deus Conosco, que toma nossa história, com suas luzes e sombras e a redime.

Toda esta graça acontece na dinâmica da Escola, através dos conteúdos próprios de cada módulo, nos tempos de orações de cura interior, nas provocações do Espírito Santo, nas experiências particulares e íntimas com o Pai e o Filho, nos momentos fraternos de convivência. A Escola de Formação, é uma Escola-Retiro, se propondo a atingir tanto a pessoa como toda as dimensões da comunidade.

São João Paulo II nos diz:

    “No nosso mundo, com frequência dominado por uma cultura secularizada que fomenta e difunde modelos de vida sem Deus, a fé de muitos é posta à dura prova e, não raro, é sufocada e extinta. Percebe-se, então, com urgência, a necessidade de um anúncio forte e de uma sólida e aprofundada formação cristã. Como é grande, hoje, a necessidade de personalidades cristãs amadurecidas, conscientes da própria identidade batismal, da própria vocação e missão na Igreja e no mundo! E eis, então, os movimentos e as novas comunidades eclesiais: eles são a resposta, suscitada pelo Espírito Santo, a este dramático desafio do final de milênio. Vós sois esta resposta providencial.” (Discurso do Papa João Paulo II aos participantes do congresso mundial dos movimentos e Novas Comunidades )

Queremos ser esta resposta providencial!

Comunidade Oásis
Maria Francisca C. Longhi– Fundadora
Gislaine T. Benedetti – cofundadora

Desenvolvimento:

A prática da Escola-Retiro acontece no período de dois anos, compreendendo seis módulos com temas específicos, através de ensinos, conforme a diretriz do Evangelho e do autêntico Magistério da Igreja, celebrações (Eucarística e penitenciais), partilha em grupos e em assembleia, desertos, adoração, dinâmicas e audiovisuais.

Critérios para a participação:

– A Escola para Consagrados somente acontece em nossa casa de retiro, na sede da Comunidade Oásis, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

– As vagas, são reservadas primeiramente aos fundadores, cofundadores e formadores, justamente por serem os responsáveis pelo governo da comunidade, suas diretrizes de Carisma e missão, e também está aberta para a participação dos membros da comunidade. Por ser o fundador a olhar primeiro a todos os desígnios de Deus para o Carisma, precisa ser também o primeiro a participar da Escola de Formação.

– As mesmas pessoas, que iniciaram a escola, no primeiro módulo devem permanecer participando de todos os seis módulos para que tenham uma visão completa e uma experiência necessária de si mesmo e de todos os módulos, vivendo o que cada um deles propõe.

-As inscrições devem ser feitas pelo site www.comunidadeoasis.com. E é somente mediante ao pagamento que a vaga está reservada.