Escola de Formação

Tudo para Jesus por Maria

Caxias do Sul, 18/março/2020

Com muito pesar (pois a experiência nos tem mostrado a fecundidade da Escola de Formação para Consagrados) constatamos o expressivo número de inscritos cancelando suas vindas e outros tantos demonstrando suas inquietações. Então, para o bem de todos e acolhendo as orientações dos Órgãos da Saúde e das nossas Dioceses, estamos cancelando o IV Módulo sobre Formador e Formação que aconteceria no período de 25 a 30 de março de 2020.

Estaremos entrando em contato com relação ao valor das inscrições pagas pra ressarcimento ou crédito.

Coloquemos no cálice do Sangue de Jesus de todas as missas celebradas no mundo inteiro as nossas intenções, constrangimentos, medos e tudo o que há de vir.

Com Carinho e saudades,

Comunidade Oásis


 

      O Espírito de Deus, que sempre orientou e sustentou toda a história da Igreja, suscita nos tempos de hoje novas formas de consagração e vida evangélica. Assim como as diversas formas de vida consagrada e comunitária surgidas no decorrer dos vinte séculos do cristianismo, as “comunidade novas” ou “novas fundações” são, por um desígnio da Divina Providência, uma resposta para as necessidades da Igreja e do mundo de hoje.

    A Escola de Formação para Consagrados das Novas Fundações de Vida e Aliança do Brasil ministrada pela Comunidade Oásis, surge como uma missão para nós, neste tempo. A Escola, seus conteúdos e vivência, oportuniza primeiramente a descoberta do plano original a nosso respeito, como uma graça derramada para toda a Igreja e ainda, na escuta do Espírito Santo, ilumina a cada Carisma particularmente. A nossa resposta a Deus deve ser a Fidelidade e, para darmos a cada dia esse passo, necessitamos olhar para dentro e trazer a Santidade de Deus Conosco, que toma nossa história, com suas luzes e sombras e a redime.

    Toda esta graça acontece na dinâmica da Escola, através dos conteúdos próprios de cada módulo, nos tempos de orações de cura interior, nas provocações do Espírito Santo, nas experiências particulares e íntimas com o Pai e o Filho, nos momentos fraternos de convivência. A Escola de Formação, é uma Escola-Retiro, se propondo a atingir tanto a pessoa como toda as dimensões da comunidade.

     São João Paulo II nos diz:

    “No nosso mundo, com frequência dominado por uma cultura secularizada que fomenta e difunde modelos de vida sem Deus, a fé de muitos é posta à dura prova e, não raro, é sufocada e extinta. Percebe-se, então, com urgência, a necessidade de um anúncio forte e de uma sólida e aprofundada formação cristã. Como é grande, hoje, a necessidade de personalidades cristãs amadurecidas, conscientes da própria identidade batismal, da própria vocação e missão na Igreja e no mundo! E eis, então, os movimentos e as novas comunidades eclesiais: eles são a resposta, suscitada pelo Espírito Santo, a este dramático desafio do final de milênio. Vós sois esta resposta providencial.” (Discurso do Papa João Paulo II aos participantes do congresso mundial dos movimentos e Novas Comunidades )

Queremos ser esta resposta providencial!

Comunidade Oásis
Maria Francisca C. Longhi– Fundadora
Gislaine T. Benedetti – cofundadora

Desenvolvimento:

A prática da Escola-Retiro acontece no período de dois anos, compreendendo seis módulos com temas específicos, através de ensinos, conforme a diretriz do Evangelho e do autêntico Magistério da Igreja, celebrações (Eucarística e penitenciais), partilha em grupos e em assembleia, desertos, adoração, dinâmicas e audiovisuais.

Programação 2020:

1º Módulo – Tema : Consagrados pelo Batismo e dedicados a um Carisma particular – (programação para 2021 ainda indisponível)

2º Módulo – Tema : Vida Consagrada – Conselhos Evangélicos – (programação para 2021 ainda indisponível)

3º Módulo – Tema : Vida Fraterna em comunidade – (programação para 2021 ainda indisponível)

4º Módulo – Tema : Caminho Formativo – Direcionamento Humano e Espiritual I – de 25 a 30 de março/2020

5º Módulo – Tema : Caminho Formativo – Direcionamento Humano e Espiritual II – de 26 a 31 de agosto/2020

6º Modulo – Tema : A Mística do Serviço – Fundamentada na Regra de Santo Agostinho – de 25 a 30 de novembro/2020

 

Critérios para a participação:

– A Escola para Consagrados somente acontece em nossa casa de retiro, na sede da Comunidade Oásis, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

– A Escola acontece no decorrer de dois anos, sendo que a cada ano são ministrados três módulos. Cada módulo acontece num período de 5 dias: começa na quarta-feira, no período da noite, e prolonga-se até segunda-feira, encerrando com o almoço.

– As vagas, são reservadas primeiramente aos fundadores, cofundadores e formadores, justamente por serem os responsáveis pelo governo da comunidade, suas diretrizes de Carisma e missão. Por ser o fundador a olhar primeiro a todos os desígnios de Deus para o Carisma, precisa ser também o primeiro a participar da Escola de Formação.

– As mesmas pessoas, que iniciaram a escola, no primeiro módulo devem permanecer participando de todos os seis módulos para que tenham uma visão completa e uma experiência necessária de si mesmo e de todos os módulos, vivendo o que cada um deles propõe.

-As inscrições devem ser feitas pelo site www.comunidadeoasis.com. E é somente mediante ao pagamento que a vaga está reservada.

– As inscrições deverão ser feitas com antecedência, pois as vagas são limitadas.