Acessibilidade:
Ensinos
Sagrado Coração de Jesus

Em 27 de dezembro de 1673 o Sagrado Coração de Jesus  apareceu pela primeira vez para a religiosa Margarida Maria Alacoque.

Durante 18 meses o Coração de Jesus foi aparecendo. Pediu-lhe que se celebrasse a Festa do Sagrado Coração a cada ano na sexta-feira da semana seguinte à festa do Corpo e o Sangue de Cristo (Corpus Christi). Neste ano de 2017 estamos celebrando no dia 23 de julho.

Jesus assinalando seu coração com a mão lhe disse:

Eis aqui o coração que tanto amou as pessoas e em troca recebe ingratidão e esquecimento. Você deve procurar me desagravar”.

Nosso Senhor lhe recomendou que se dedicasse a propagar a devoção ao Coração do Jesus porque o mundo é muito frio em amor para Deus e é necessário entusiasmar às pessoas por este amor.

Simbolismo da imagem do Sagrado Coração

  1. O Coração de Jesus fora do peito

O Coração de Jesus fora do peito é um símbolo gritante do amor de Deus por nós. Foi o próprio Jesus quem disse que Não há maior amor do que dar a vida por quem se ama’. Esta imagem é uma maneira de Jesus Cristo gritar para todos nós que ele nos ama infinitamente. E ama a cada um pessoalmente, como se não houvesse mais ninguém neste mundo.

Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles“.

  1. A Cruz: não só no Calvário que Nosso Senhor foi crucificado, mas continua sendo devido aos pecados, indiferenças, a falta de fé, o ódio dos maus.
  2. Espinhos: simboliza a tibieza das almas; aqueles que não rezam; não recebem os Sacramentos; os que esquecem facilmente as suas obrigações e não procuram corrigir-se de seus defeitos. Falta de correspondência às graças, tibieza (quem não produz frutos de virtude).
  3. Ferida da lança: os que O atacam, os que blasfemam, as pessoas que adoram a satanás, os apóstatas. Nosso Senhor os havia criado por amor e O desprezam dessa forma.
  4. Chamas: representam a fornalha de amor, de misericórdia para com os homens.

O Sagrado Coração nos livra da frieza espiritual

Margarida dizia ao Sagrado Coração: por que não escolhe outra que seja Santa, para que propague estas mensagens tão importantes? Eu sou muito pecadora e muito fria para amar a meu Deus”. Jesus lhe disse: “Escolhi a ti que é um abismo de misérias, para que apareça mais meu poder. E quanto a sua frieza para amar a Deus, te dou de presente uma faísca ‘frágua de amor’, de meu Coração”.

E lhe enviou uma frágua da chama que ardia sobre seu Coração, e desde esse dia a Santa começou a sentir um amor maior por Deus e era tal o calor que lhe produzia seu coração que em pleno inverno, a vários graus abaixo de zero, tinha que abrir a janela de sua habitação porque sentia que ia se queimar com tão grande chama de amor a Deus que sentia em seu coração.

Em relação a expressão, “frágua de amor”, segundo o dicionário Aurélio o significado de “frágua” é um calor intenso capaz até de forjar metais… Imagine um amor tão grande que transforma, incendeia nossa alma, que desfaz até o coração mais endurecido, mesmo que ele seja de ferro!

Jesus manso e humilde de coração, faz nosso coração semelhante ao vosso”.

Compartilhe este conteúdo:
Casa de Oração São Pio de Pietrelcina
Rua Feijó Júnior,275
São Pelegrino Caxias do Sul / RS - CEP 95034-160
(54) 3028-8881
Sede da Comunidade Oásis
Capela Nossa Senhora Mãe de Deus
Rádios Mãe de Deus AM 1370 e FM 107.9
Endereço: Bairro Pedancino – Caxias do Sul-RS
(54) 3028-3888
[email protected]