Existe nos dias de hoje um estilo de vida proposto às mulheres, que tem se mostrado como um inimigo da maternidade e da família. Este estilo de vida moderno se apresenta para as mulheres com a proposta do “empoderamento feminino”. Um dos significados da palavra empoderamento é: “Ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio”1.

As mulheres católicas que se dispõe a fazer a vontade de Deus como professam na oração do Pai Nosso: “Seja feita a Vossa vontade”, devem estar atentas a discernir com cuidado o que o mundo propõe à elas.

O próprio nome ‘empoderamento feminino’, faz lembrar a mulher que “tem poder”; nos faz recordar também a primeira lição que Deus nos ensina através das Escrituras, o que aconteceu com a mulher quando ficou fascinada pelo poder, como nos mostra a atitude de Eva diante da oferta da serpente, Eva acreditou que ela teria poder ao comer do fruto proibido, mas não demorou muito para ela ver que foi “enganada” (Gn 3, 13).

A mesma tática usada para enganar a mulher no início da humanidade, ainda hoje é usada pelo mal. De todos os modos é oferecido para as mulheres opções atraentes, para que seja afastada o olhar delas da maternidade, do esposo e do lar. É justamente o exercício da maternidade, seja biológica ou espiritual, que o Criador ofereceu a Eva e conseqüentemente para mulheres de todos os tempos, como um dos recursos para reparar os danos causados pelo desejo do poder, e voltar a ter comunhão com Ele (Gn 3, 16).

Tem um episódio da vida de Nossa Senhora que é narrado pela beata Anna Catharina Emerich, que mostra bem para nós mulheres a verdadeira força que tem a mulher, quando ela assumi a maternidade.

A beata Anna Catharina Emerich conta que quando Nossa Senhora, no episódio da fuga para o Egito, entrou naquele país por onde ela passava com o Menino Jesus e São José, as estátuas dos ídolos caiam por terra e eram despedaçadas2. Esta é a força misteriosa e autentica da mulher católica, quando ela é capaz de abraçar a maternidade com envolvimento de coração e discrição, como ensina Nossa Senhora. Tal força da maternidade bem assumida, é capaz de lançar por terra os ídolos e o mal deste tempo, que tentam destruir nossas famílias.

Cleonice Macedo Kamer

(1) https://www.politize.com.br/empoderamento-o-que-significa-esse-termo/#:~:text=%E2%80%9CA%C3%A7%C3%A3o%20de%20se%20tornar%20poderoso,capaz%20de%20tomar%20decis%C3%B5es%20sobre

(2) Maria, a virgem sagrada. Biografia. Da obra de Anna Catharina Emmerich. Gilmar de Oliveira. Editora Compaixão, pgs 187, 190.