“Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gl 2,20).
O batizado é chamado a ser um novo Cristo, este chamado se torna ainda mais iminente quando este batizado consagra publicamente sua vida a Cristo. A consagração de vida para qual é convocado cada membro de nossas Novas fundações é um acontecimento público que nos obriga a dar testemunho de vida, fidelidade e amor ao Deus Único.
Jesus veio para revelar e manifestar o amor do Pai, assim, o Senhor por sua vinda, gerou um povo novo capaz de ouvir Sua voz. Quem consagra sua vida a Deus, é chamado a continuar a missão de Jesus e a tornar-se um novo Cristo.
Que isso significa?
Deus nos chama a segui-lo efetivamente e não como uma ideologia, Cristo não é uma ideia, Cristo é uma pessoa real, mais real do que qualquer outra pessoa; Ele é o Filho de Deus e é Deus. O consagrado é alguém que afirma e reafirma estas verdades com sua própria vida e decisões. Não seguimos um ideal, seguimos Aquele que nos criou e nos chamou a estar com Ele.
Como se dará isso?
Somos chamados a transmitir a paixão de Cristo pelo Pai, através da doação da própria vida, da evangelização, do perdão, da reconciliação. Quem busca Jesus através do consagrado precisa encontrar tudo aquilo que necessita, ou seja, a paciência, a escuta, a oração, a intercessão, o diálogo aberto, a exortação, a consolação, enfim, a verdade da Palavra de Deus e do Autêntico Magistério da Igreja munido de sua tradição e ortodoxia da fé.
Sim, o consagrado tem suas fraquezas, seus desânimos, é pessoa, é gente, justamente por isso é que o consagrado é alguém chamado a ter sua vida escondida em Cristo. “Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Col 3,3). É de Cristo Jesus que virá a força para vencer o homem velho, as tentações, dizia são Paulo: “Quem me livrará deste corpo que me acarreta morte?…” (Rm 7,24). Somente a verdade, a retidão, o abandono e a fidelidade podem manter o consagrado na amizade com Deus. A seus amigos o Senhor revela todas as coisas.