No Batismo recebemos a graça da filiação Divina. Como se recebessemos a estampa com o rosto de Cristo em nós, o Filho de Deus, que nos faz crer que também somos filhos de Deus, no Filho que é Ele.

O pecado vai sujando, manchando essa estampa e não vamos mais vendo Cristo em nós. Somente um caminho de conversão autêntico vai limpando o rosto de Jesus Cristo em nosso coração. Não existe conversão sem o sim ao querer de Deus, sem a experiência pessoal com Cristo. É preciso o arrependimento, a abertura do coração para a graça de Deus (sacramento da penitência), que vem nos purificar e nos transformar diante de uma forte decisão em seguir a Cristo e abandonar a vida velha, o mundanismo.

Com esse processo de mudança no caminho de Deus, Jesus Cristo vai se tornando mais visível, mais cheio de glória no nosso interior, por isso nos tornamos diferentes.