“Uma coisa é certa, diante de tudo o que estamos vivenciando juntos, não dá mais para voltar no tempo. O mundo não será mais o mesmo, daqui pra frente. Agora estamos em alto mar, só nos resta nadar. Se engana quem acha que dá para retornar a vida como antes. Devemos construir um novo mundo, com fé, esperança e fidelidade, se livrando de pesos inúteis, pois é tempo de grande batalha espiritual”. Estas foram as palavras do Pe. Lívio em um de seus programas na Rádio Maria (1).

Na mesma semana que o Pe. Lívio proclamou estas palavras, a Igreja celebrava um santo, pouco conhecido entre nós, que é São Charbel. Apesar de este santo ser pouco conhecido no Brasil, ele é o eremita maronita mais famoso do mundo. As palavras do Pe. Lívio, em certo sentido, vão ao encontro das palavras de São Charbel.

Um engenheiro nuclear do Líbano, que se chama Raymond Nader, teve uma experiência marcante com São Charbel. Raymond Nader, teve uma visão de São Charbel; após esta visão, o santo deixou a marca de sua mão no braço do Raymond (2). A partir desta experiência, Raymond Nader, abriu a primeira TV cristã no Líbano. Através desta TV, ele também testemunha a mensagem que recebeu de São Charbel. É muito interessante o que ele anunciou sobre este tempo:

“Os próximos anos serão difíceis, como difícil é a Cruz. A violência enche a terra, todos caem sob o peso do medo, e a tristeza enche os corações… mas vocês permaneçam na fé. Tomem a cruz de Cristo com alegria e coragem, e não pensem naqueles que zombam de vocês por isso. Tomem a cruz e sigam os passos de Jesus, e Maria estará com vocês exatamente como ela estava ao lado Dele. A face da terra mudará, mas vocês mantenham a face de Cristo. Fronteiras e sistemas humanos desaparecerão, novos surgirão, e os povos cairão sob seu peso. Mas vocês, que seu amor não tenha limites, e que sua comunidade seja a Igreja, e que sua lei seja o Evangelho. Sejam vocês a dirigir este barco no meio do mar agitado, que seus corações sejam oásis de paz para os perdidos, os abandonados…” (3)

Fronteiras e sistemas humanos desaparecerão, estas palavras de São Charbel confirma o Salmo 145, escolhido pela Igreja Católica, para ser proclamada no mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus, este salmo que diz para que: “Não ponhamos nossa fé nos que mandam, não há homem que possa salvar… Feliz quem se apóia em Deus.”

Fronteiras e sistemas humanos desaparecerão! Que São Charbel interceda junto a Deus por nós, para que tenhamos coragem de renunciar o sistema do mundo e abraçar o sistema de Deus, o único que pode nos salvar.

(1) Radio Maria https://radiomaria.it/puntata/commento-al-messaggio-del-25-luglio-2020-alla-veggente-marija/

(2) https://www.youtube.com/watch?v=m9jEoRCK2jw

(3) Aleteia Católica https://pt.aleteia.org/2020/05/22/por-acaso-nao-esta-acontecendo-o-que-sao-charbel-disse/

Cleonice Macedo Kamer