A Formação Permanente consiste na ação do Pai, que forma em nós a imagem do Filho, pela força do Espírito Santo. (Pe. Amedeu Cencine).
A formação permanente em um Carisma acontece de duas formas: ordinária e extraordinária, ambas complementam-se. O agente responsável pela formação permanente é o coordenador da formação junto ao governo da Comunidade.
A formação ordinária é contínua e permanente, abraça toda a vida do vocacionado e se cumpre a todo instante. É aquela que remete cada individuo à responsabilidade sobre seu caminho espiritual e à uma disponibilidade inteligente ao projeto de Deus. A pessoa ativa deixa-se formar por vários fatores: realidade exterior, vida pessoal, Palavra de Deus, acontecimentos do presente e do passado e relacionamentos interpessoais.
A formação extraordinária é programada pelo setor da formação da Comunidade por meio de iniciativas particulares e eventuais, tais como retiros, escolas e cursos de formação, encontros comunitários semanais, mensais ou anuais. Ela necessita de um projeto formativo autêntico de acordo com a missão do Carisma fundante. Os conteúdos da formação são específicos, com a finalidade de atualização: pastoral, espiritual, carismática, doutrinária e comunitária, com o objetivo de capacitar o vocacionado ao serviço a Deus e à maturidade humana e espiritual.