No início de janeiro de 2021 foi publicada uma entrevista com a estilista portuguesa Isabel Cantista, no site da National Catholic Register. Durante a entrevista a estilista Isabel disse que “por mais de uma década, tem trabalhado na indústria da moda procurando aproximar as pessoas a Deus, agora incentiva aqueles que decidem seguir este caminho a fazer a diferença com a inspiração da Virgem Maria”(1).

Para a Isabel, a autentica moda ajuda a pessoa a expressar no próprio corpo a beleza de Deus. Esta estilista católica também esclareceu que na moda existe uma dimensão espiritual, “uma vez que o ser humano possui dois aspectos que o distinguem das outras espécies, a estética e a ética; não há outra indústria, além da moda, na qual possamos tocar essas duas características de forma tão poderosa(2).

A estilista Isabel desabafou em um dos momentos da entrevista, que nunca encontrou tantas dificuldades para superar, do que nos projetos que tem a ver com a proposta dela sobre a moda, de ser inspirada em Nossa Senhora. Ela chegou dizer para as pessoas que trabalham com ela, que quase podia ver a mão do diabo tentando impedi-la.

É mesmo muito interessante notar que justamente em Portugal, o mesmo país que Nossa Senhora de Fátima apareceu, alertando a humanidade, que viriam modas que desagradariam muito a Deus, está surgindo agora uma moda que está “reparando” os danos causados pelas vestes modernas.

Não é possível no ramo da moda servir a dois senhores (Mt 6, 24). Ou a moda reveste o corpo do homem e da mulher de modo a refletir a beleza de Deus; ou a moda servirá ao demônio, despindo e desfigurando a dignidade do corpo do homem e da mulher.

Cleonice Macedo Kamer

 

(1) http://www.acidigital.com/noticias/especialista-em-moda-busca-aproximar-as-pessoas-de-deus-com-inspiracao-na-virgem-maria-92676

(2) Ibid