O chamado para ensinar o Método de Ovulação Billings, nos permite contemplar as mudanças que Deus realiza nos corações dos casais. Este Método é um dos instrumentos Divino, que ajuda no processo de conversão conjugal. A mulher em especial é agraciada por esta aprendizagem. Ela passa a reconhecer as fases do tempo reprodutivo, e se encanta com a beleza da fecundidade. O acolhimento da fecundidade do próprio corpo, cura o coração da mulher do medo de ter filhos. Esta é uma das maiores, se não há maior graça que o casal recebe ao conhecer o Método Billings: de passar do “medo” de ter filhos para o “desejo” de te-los. A mulher percebendo o coração curado e livre na área da fecundidade, abre-se para a chegada de novos filhos. Ela também começa a experimentar em si os frutos espirituais da abertura para a vida, sendo um deles o abandono nas mãos da Divina Providência.

     Outro fruto que é visível nos casais que fazem a opção pela abertura para a vida, é a forma como eles fazem os investimentos. Eles literalmente pulam fora da lógica do mundo. Eles escolhem investir no amor.

    Estes casais robustecidos na fé, são privilegiados por terem se submetido ao difícil parto de como diz São Paulo, da passagem do homem psíquico para o homem espiritual. Parto este que tive o privilégio de assistir na vida de muitos casais. Um deles foi o da Núbia, da Diocese de Blumenau. Ela é casada com o Jean e mãe de quatro filhos. Esta jovem mãe, com personalidade alegre e dotada com o dom da criatividade, ordenou sua vida de modo novo após a chegada dos filhos. Renunciou fazer carreira na área de sua formação acadêmica, para estar disponível em tempo integral para os filhos e esposo. Sua decisão convicta de renunciar o status profissional, é fundamentada na certeza de que seu amor materno formará filhos fortes. Incentivada pelo seu esposo, escolheu investir seus talentos e inteligência na formação de seus pequenos filhos, alimentando no coração deles o amor a Cristo e a Igreja Católica.

     Bem no início do livro do Gênesis, fala do projeto de Deus para a mulher, para encontrar o caminho do retorno ao paraíso, após o pecado. Este caminho passa pela dor do parto, a dor de dar a luz ao filho. A dor do parto não está restrita ao dia do nascimento da criança; ela se estende pelos longos anos em que a mulher é chamada a renunciar a si mesma, para dar a luz para seus filhos todos os dias. Feliz a mulher que descobriu este caminho!

Cleonice Macedo Kamer