A Igreja Católica, através do Bispo Dom Pedro J. Elliott, reconheceu a importância para o matrimônio, as descobertas feitas pelo casal de médicos Dr John e Evelyn Billings.
O lema que este casal escolheu para a missão deles foi: “Depositamos nossa confiança no amor”. Os instrutores do Método de Ovulação Billings, são conhecidos em alguns países, como sendo os ministros da vida e do amor. Isto porque através do conhecimento do Método Billings, muitas realidades na vida conjugal são ordenadas. A esposa conhecendo melhor o funcionamento do corpo aumenta a estima por si. É bem comum nas mulheres que usam este Método, terem sua feminilidade realçada, na forma de falar, de agir e se vestir. Elas descobrem em si o privilégio de ser mulher. O marido por sua vez passa a valorizar e a admirar mais sua esposa, por aprender sobre o delicado funcionamento do corpo feminino. E ambos recebem a recompensa do fortalecimento do vínculo conjugal, acolhendo a fecundidade do corpo.
O casal Billings eram bem amigos de São Paulo VI. Eles tinham como inspiração de suas pesquisas, a Humanae vitae escrita por este Papa. O Dr John disse que Paulo VI sofreu muito após a publicação da encíclica, mas sabia que estava certo.
São Paulo VI, pediu para o casal Billings para continuar com o trabalho deles de divulgar o Método, pelo resto de suas vidas. E foi o que eles fizeram. Apesar de serem um casal de cientistas, financeiramente eles dependiam da Providência Divina. A ciência a qual eles estavam a serviço, não gerava lucros, pois os casais que aprendiam o método, não precisavam gastar com nada. Eles não contavam com apoio financeiro dos laboratórios farmacêuticos, pois as mulheres que passam a usar o método natural se tornam mais saudáveis, dispensando o uso de medicamentos.
Um dos maiores sofrimentos do casal Billings, foi de verem as Universidades de medicina fecharem suas portas para o ensino do método por eles descobertos. A razão é que quase a totalidade das universidades é patrocinada pelos laboratórios, que não tem interesse na ciência que não gera lucros.
A Divina Providência tem suas vias, para que os casais cheguem ao conhecimento da verdade. E são muitos os matrimônios que foram restaurados através do aprendizado do Método Billings, incentivados pela Igreja Católica.
Cleonice Macedo Kamer