Carreira profissional e maternidade
– Testemunho de opção preferencial pela família –
Um dos maiores frutos da evangelização católica é o retorno da mulher para casa. Estas mulheres correspondem com docilidade a voz do Espírito Santo, que toca suas consciências, inspirando-as à assumirem seus filhos, não entregando eles para que outros cuidem. Realizar o que se deve realizar é santidade de vida. No silêncio de suas casas, essas mulheres exercendo a maternidade como é pra ser, oferecem a Jesus a reparação pelas mães que não correspondem com amor este chamado.
Algumas pessoas que conheciam madre Teresa de Calcutá, queriam saber dela o que poderia ser feito para que o mundo tivesse mais paz. Ela costumava dar sempre a mesma resposta: “Se queres ter paz, volta para casa e ama a tua família”. Cada mulher que retorna para casa encoraja muitas outras a realizar o mesmo. Então, vale a pena conhecer e anunciar o testemunho destas mulheres que estão voltando pra casa e amando a sua família. Um destes testemunhos é o da Naiara, casada com Alessandro e mãe de três filhos. Eles moram na cidade de Indaial em Santa Catarina.
Quando eles se casaram, ambos trabalhavam na área da saúde, e ela fez um concurso para ser promovida para o setor administrativo do Hospital em que trabalhava, esse era o sonho da vida dela. Ela estudou e se preparou para isso. Coincidiu que o resultado do concurso saiu próximo dos dias do nascimento do primeiro filho e ela passou para o tão sonhado cargo. Acontece que a experiência de ter nos braços o pequeno filho, fez com que ela percebesse o quanto ele necessitava dela. Esta mãe renunciou o cargo com a clara convicção de que sua escolha de estar com o filho era sua maior missão.
Quando uma mulher decide permanecer em casa com as crianças, o mérito não é somente dela, mas também do esposo que a apóia e assume sozinho o sustento da casa. Muitas realidades da vida matrimonial são ordenadas pelo fato de a mulher depender financeiramente do esposo. Isto já está lá, bem no início do Livro do Gênesis, quando Deus se dirige primeiro para a mulher, e ela descobre que sua salvação envolve a missão da maternidade, e ao homem, cabe o trabalho e o sustento da família (Gn 3, 16-17).
Jaraguá do Sul é uma cidade de Santa Catarina, vizinha da cidade onde moro, que foi conhecida por muito tempo pelo título de campeã nacional do divórcio. Essa cidade tem muitas empresas têxteis, e a maioria das mulheres trabalham nessas empresas. A autonomia financeira destas mulheres, por várias razões, favoreceu o rompimento do vínculo matrimonial.
Enquanto ainda há tempo, que possamos compreender que existe um tempo para cada coisa debaixo do sol (Ecle 3, 1-8).
Cleonice Macedo Kamer