A vida ensina a sabedoria para aqueles que estão atentos ao mover da Graça de Deus que acontece ininterruptamente através do seu Santo Espírito.

Estamos mais uma vez entrando no tempo litúrgico chamado QUARESMA, que podemos entender como a quarentena da purificação dos vírus e bactérias que nos afetam espiritualmente. Para ilustrar isso, trago a lembrança um fato verídico acontecido a anos atrás.

Um jovem senhor foi acometido por uma doença que provocou trombose numa de suas pernas. A doença progrediu e, sem poder controlá-la, o médico sugeriu que se amputasse a perna para que a sua vida fosse salva. A esposa, inconformada diante da situação, pediu ao médico que aguardasse um tempo a fim de pensar mais sobre o assunto da amputação, porque, segundo ela, não podia ser tão grave assim e seu esposo era jovem. Certamente, pensava ela, ele conseguiria por si só vencer a doença.

As horas passaram, a doença prosseguiu avançando e já não era mais necessário amputar a perna, o que lhe teria conservado a vida, porque, infelizmente, morreu.

A quaresma é este tempo em que Jesus Cristo, como médico, vem diagnosticar aquilo que está infectando a nossa alma, a nossa vida espiritual, o que não é outra coisa senão o pecado.

É bem verdade que o despreparo, até mesmo básico, da doutrina da fé cristã católica, a qual fomos chamados a viver desde o nosso batismo, vem tornando a consciência “moderna” insensível ao mal. Essa situação nos traz o perigo crescente de estarmos nos afastando do caminho que nos leva à Vida Eterna.

O estudo, principalmente do Catecismo da Igreja Católica, a nós deixado como herança pelo saudoso São João Paulo II e mais a prática do jejum, da esmola, da oração, bem como a confissão sacramental dos pecados, nos oportunizará uma grandiosa Páscoa do Senhor.

Não deixemos passar a oportunidade de Salvação.

Maria Francisca Crocoli Longhi
Fundadora Comunidade Oásis