Tem um episódio da vida de Nossa Senhora, que é revelado nas Sagradas Escrituras que fala sobre a visita dela a sua prima Isabel. O que poucos percebem é o detalhe importante, do relato que diz que após os 3 meses da permanência de Nossa Senhora com Isabel , ela volta para a sua casa (Lc 1, 56). Essa volta para casa de Nossa Senhora foi uma volta que se estendeu por toda a sua vida. O coração e a missão de Nossa Senhora era voltado para a sua casa. Esse posicionamento de Nossa Senhora, essa escolha livre dela, mostra para nós que somos mulheres o quanto é precioso aos olhos de Deus a presença da mãe no lar. Não é por menos que Santa Teresa de Calcutá repetia para as pessoas que perguntavam pra ela, o que poderia fazer para promover a paz; ela dizia: “ Volta para a tua casa e ama a tua família”.
A aparição mais longa da história da Igreja é de Nossa Senhora Rainha da Paz, e olhando para a vida e a escolha de Nossa Senhora de ter o coração voltado para a casa e a família dela, descobrimos o quanto a presença da mulher em casa promove a paz.
A mãe estando em casa ordena muitas realidades na vida do esposo e dos filhos. Uma casa limpa e bem cuidada reflete no emocional de quem vive nela, tranquilizando, aliviando o esposo e os filhos.
Certo dia uma missionária falou que em sua casa faltava a ordem psicológica, que era um reflexo da desordem no lar, pois o papel feminino da mãe não foi assumido, pois deixou-se seduzir pelo feminismo que a fez ter o coração voltado para fora de casa.
Há um tempo atrás, uma de nossas filhas participou de um encontro de famílias católicas abertas para a vida. Aquele encontro foi tão marcante pra ela a ponto de vez enquanto ela comenta o quanto ficou admirada pela postura das mães e o reflexo no esposo e filhos. Segundo nossa filha, essas mulheres deixavam transparecer ao mesmo tempo seriedade e uma alegria saudável, e seus filhos eram equilibrados. Havia uma característica comum nas mulheres daquele encontro, elas optaram por permanecer em casa com o esposo e filhos.
A mulher estando em casa é preservada de muitas coisas más, ela e sua família. Ela tem o privilégio de não ser seduzida em gastar suas forças naquilo que é supérfluo. Ela tem também a vantagem de estar mais envolvida no silêncio. Sobre a necessidade do silêncio, vale a pena seguir o que ensinou para nós o Cardeal Robert Sarah, ele que ressaltou para nós católicos “a importância que os cristãos entrem no silêncio, porque sem o silêncio, permanecemos em uma ilusão mortal. O silêncio é mais importante do que qualquer outra ação humana, porque Deus fala. A primeira linguagem de Deus é o silêncio”1.
Foi uma vida de silêncio e oração em casa que Nossa Senhora recebeu todas as graças de Deus para pisar na cabeça da serpente. Mulher tenha certeza que a tua escolha por estar em casa, com o teu coração voltado para casa e não para o celular, é que vai te fortalecendo para que junto com Maria você pise na cabeça da serpente infernal que vem contra o teu matrimônio e tua família.
“Se queres ter paz volta para a tua casa e ama a tua família”.
Santa Teresa de Calcutá, rogai por nós!
Cleonice Macedo Kamer
1 https://www.acidigital.com/noticia/34229/cardeal-sarah-fala-sobre-a-“forca-do-silencio”-na-liturgia-durante-palestra-na-espanha?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=whatsapp&utm_source=im