No dia 19 de setembro de 2024 o Discatério para a Doutrina da Fé reconheceu os frutos espirituais de Medjugorje. O Vaticano afirmou que: “Os lugares ligados ao fenômeno de Medjugorje são visitados por peregrinos do mundo inteiro. Os frutos positivos revelam-se sobretudo na promoção de uma sadia prática da vida de fé, de acordo com a tradição da Igreja. Há abundantes conversões de pessoas que descobriram ou redescobriram a fé; o retorno à confissão e à comunhão sacramental, numerosas vocações, “muitas reconciliações entre cônjuges e a renovação da vida matrimonial e familiar”. Relatam-se também “numerosíssimas curas”. A paróquia da pequena localidade da Herzegovina é um lugar de adoração, oração, seminários, retiros espirituais, encontros de jovens” .
O Discatério para a Doutrina da Fé também afirmou que: “nas mensagens de Medjugorje aparece “um constante convite a abandonar um estilo de vida mundano e um excessivo apego aos bens terrenos, com frequentes convites à conversão, que torna possível a verdadeira paz no mundo”. A conversão parece ser o centro da mensagem de Medjugorje. Há também uma “insistente exortação a não subestimar a gravidade do mal e do pecado e a tomar muito a sério o chamado de Deus para lutar contra o mal e contra a influência de Satanás”, indicado como origem do ódio, da violência e da divisão. Também são fundamentais o papel da oração e do jejum, bem como a centralidade da Missa, a importância da comunhão fraterna e a busca do significado último da existência na vida eterna” .
O padre Lívio, da Rádio Maria da Itália disse que: “o Dicastério para a Doutrina da Fé ao conceder o Nihil Obstat, reconhece os frutos de Medjugorje, o valor das mensagens e promove a culto a Maria Rainha da Paz. Este é um reconhecimento pleno da Igreja, graças em particular ao Papa Francisco, dado a uma realidade, como Medjugorje, que ainda está em pleno andamento, com aparições diárias a três videntes (Vicka, Ivan, Marija) e com mensagens que a partir de agora em diante, antes da publicação, são validados pelo Delegado Pontifício” .
“Depois deste Nulla Osta, Medjugorje torna-se uma realidade de toda a Igreja e a sua herança espiritual é oferecida a todos na certeza de que está em conformidade com a fé católica, neste tempo de confusão e erros .Depois do Nulla Osta, Medjugorje torna-se um ponto de referência para toda a Igreja, também e sobretudo para o futuro que nos espera, para o qual Nossa Senhora nos prepara para realizar o triunfo do seu Imaculado Coração.
O padre Lívio incentivou para que todas as Rádios Mária que estão espalhadas pelos 5 continentes à divulgarem as mensagens de Medjugorje. Disse Pe Lívio: “Por esta razão, todas as estações da Rádio Maria do mundo são convidadas a dar a conhecer aos seus ouvintes a realidade de Medjugorje, em particular as mensagens de Nossa Senhora, que a partir de agora têm o privilégio da aprovação eclesiástica” .
Como disse o Padre Francisco Amaral: “ Se vivêssemos o Evangelho nós não precisaríamos de aparições, como a gente tá vivendo de qualquer jeito, então o que a Mãe de Deus faz? Ela vem cuidar de seus filhos, é por isso que Ela aparece” .
Cleonice Macedo Kamer
1 https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-09/medjugorje-papa-nada-obsta-dicasterio-doutrina-fe.html
2 Ibid
3 https://radiomaria.it/commento-al-messaggio-della-regina-della-pace-25-settembre-2024/
4 https://radiomaria.it/commento-al-messaggio-della-regina-della-pace-25-settembre-2024/
5 https://www.youtube.com/watch?v=mgBesalqDkQ