Quem sou eu? Somos portadores de um Carisma, isso é extraordinário! Como fazer esta descoberta, como nos identificar como parte efetiva da eleição divina? Fazendo memória do carisma no qual fomos inseridos por Deus. Através desta memória podemos assumir com maior consciência e lucidez nossa identidade e pessoalidade na vivência de nossa vocação. O Senhor disse: “Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1,12). O Senhor nos deu autoridade de filhos no Seu Filho Unigênito, e quando levamos a sério a nossa consagração de vida, quando temos uma autêntica retidão interna e externa, Deus confirma esta autoridade na ação e na unção.

Em 1998, durante uma vigília de oração junto aos Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, São João Paulo II declarou como extrema autoridade:
“O Espírito Santo, já operante na criação do mundo e na Antiga Aliança, revela-Se na Encarnação e na Páscoa do Filho de Deus, e como que “explode” no Pentecostes para prolongar, no tempo e no espaço, a missão de Cristo Senhor. O Espírito constitui assim a Igreja como fluxo de vida nova, que circula dentro da história dos homens.”
São João Paulo II foi para nós, Carismas de fundação, o homem enviado por Deus que veio ‘gerar’ as Novas Fundações, fez isso ao dizer para a Igreja quem somos, São João Paulo II veio para confirmar, como um pai, o nosso ‘faça-se”, diante de Deus.

De fato, o Espírito Santo nos enviou para anunciar a salvação que vem de Deus, cumpre-se nas Novas Fundações as palavras dos profetas e de nosso Salvador Jesus Cristo:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.”(Lc 4,18-19).

Cumpriu-se esta palavra sobre nós, façamos por merecer tamanha dádiva divina correspondendo com responsabilidade ao nosso chamado. Não é mais tempo de dúvidas, de medos, de complexos, é preciso assumir a autoridade de filhos de Deus e deixar nossos deuses vãos da preguiça e da autopiedade.
O Espírito do Senhor nos enviou para anunciar a salvação que vem de Deus, será que Deus pode contar com você ou é preciso que Ele chame outros?

O Senhor nos chama a apontar a Cruz de Cristo como único caminho, nos convida a falar apaixonadamente do eterno e da eternidade como nosso último destino, é para isso que existimos, para sermos testemunhas da grandeza de Deus e dizer: “aconteceu comigo!”

O Senhor nos confirma através dos inúmeros sinais e milagres que acontecem diariamente em nossas comunidades, é Deus quem nos confirma através de sua Palavra e dos frutos da evangelização. Quais milagres e prodígio estamos tocando? Por exemplo o milagre da vida fraterna, “o amor de Cristo nos uniu” rezamos em nossa liturgia, poderíamos ainda citar a graça da interioridade, do apaixonar-se constante por Deus, a presença Deus entre nós, Sua ação, Sua unção. Todos os dias tocamos o milagre do Eterno. Bendito seja Deus!