Antes, obedecer a Deus! É a graça maior que portamos como batizados poder dar a Deus o que é de Deus, e nós o somos pelo batismo, fomos marcados como propriedade de Cristo.
Certa vez, Jesus falava ao meu coração: “Ninguém deixa as trevas porque vê que são trevas, mas porque vê a Luz!” Lembremos que Ele é Deus de Deus, Luz da Luz, por Ele tudo foi feito, sem Ele nada, nada podemos, de fato, realizar de bom, de belo e de verdadeiro, de amável, de justo, de santo! É através do conhecimento da nossa fé que nossa mente e nosso afeto são iluminados, e compreendemos o que é bem e o que é mal.

Este mundo, o que é mundano, nos confunde, nos distrai, nos arranca da fé em Cristo Jesus. Estar nas trevas acontece com o homem que vive distante da Graça, em estado de divisão, na mentira, na ilusão, aprisionado pelo pecado que vem pela desobediência à Palavra que se fez Carne. A Palavra, os atos de Jesus e o que Ele disse, estão escritos para que se saiba o que é vontade de Deus e o que não é de maneira objetiva, clara e entendível .
Ficamos unidos quando acolhemos um só Deus, um só batismo, uma só fé. Tudo fica claro, como diante do sol, diferente da escuridão na qual, embora se tenha olhos, não se enxerga.

Crer é realizar o que pede Aquele em que eu creio, assim eu mostro a minha fé e assim posso viver na Luz! É Graça Santificante. “Que seu sim seja sim, e o seu não, seja não” – nos diz a escritura. Cunpra suas promessas diante de Deus! Promessas batismais, da Crisma, do Matrimônio, da Ordem, do Carisma, da Consagração, sem falsidade ou confusão ou mentiras de que somos discípulos de Cristo.

Quando eu tenho um pouco do conteúdo de diferentes profissões, por exemplo: da ciência, economia, medicina, odontologia, engenharia, pedagogia e digo que sou cientista, ecônomo, médico e assim por diante, estou mentindo para mim mesmo, porque, na verdade, não tenho a formação integral de nenhuma dessas profissões e fico com uma ‘colcha de retalhos’ – mesmo que pareça um bem, não me capacito a nada, naõ sirvo para nenhuma das profissões.

O conteúdo da fé em Jesus é único: o Evangelho, os atos e as cartas dos apóstolos, o catecismo da Igreja católica, isso nos forma como discipulos de Cristo de verdade. Não podemos misturar o que é único e que nos dá uma Identidade própria de cristão católico. Não podemos misturar outras doutrinas ou religiões, porque, como no caso das profissões, não seremos autênticos, nem teremos autoridade espiritual para direcionar outros, nem a nós mesmos, nem conhecimento verdadeiro sobre a fé e ainda deixaremos de ser quem devemos ser, pois o Batismo nos imprimiu caráter, selo, pertença somente a Cristo, ao Espírito Santo e ao Pai.

Sem medo, poderia terminar esta partilha dizendo como está no Evangelho: “Quem tem ouvidos, que ouça!”