Por que tantos saem da Igreja Católica? Será que é a Igreja que está errada ou nós que não sabemos valorizá-la como devemos? Será por que o Deus da Igreja Católica não é feito para ser nosso escravo? O que buscamos na Igreja senão a Deus?
As dificuldades que possamos experimentar nunca serão um obstáculo intransponível para alguém que, de verdade, está em busca de uma vida cristã autêntica. Jó é um exemplo sempre lembrado de que as dificuldades não nos afastam, necessariamente, do Senhor. Dificilmente as experiências negativas que temos na Igreja se assemelham àquelas que encontramos na vida de Jó.
A vida cristã trata-se do esforço de cada pessoa, auxiliado pela graça divina, de se aproximar cada vez mais do modelo de homem pleno que é Jesus. Ser cristão não é um título, mas sim uma forma de viver, uma conduta pautada na pessoa de Jesus Cristo.
Dizer que acredita em Jesus, ou que acha interessante o que Ele fez e falou, não é suficiente. A fé em Jesus deve levar a um testemunho dele, numa comunidade que também acredita nele, segui-Lo e identificar-se com Ele. E estar comprometido com a Verdade que é Cristo. Jesus fundou uma só Igreja, a única e verdadeira Igreja que veio desde o tempo dos Apóstolos, e que é a Santa Igreja Católica. Portanto um católico não deve ir a outros tipos de cultos ou reuniões de oração.