No dia dos pais, deste ano, estava preparando uma maionese pra minha família. Antes de misturar o creme nas batatas, uma de nossas filhas e eu experimentamos uns pedaços de batatas. Sentimos logo ao engolir uma forte queimação na garganta e gosto amargo. Sentimos mal estar, e por cautela não servi aquela maionese no almoço.

Nossa família tem um casal de amigos que trabalham na área da saúde. Pedi orientações pra eles sobre como proceder diante do mal estar que sentíamos. Eles então nos avisaram que provavelmente fomos intoxicadas, devido a um determinado veneno utilizado nas lavouras.

No Brasil, “o ano passado conquistou recorde histórico de aprovações de agrotóxicos, com 475 novos produtos sendo liberados” (1). De janeiro de 2020 até o mês de agosto, foram autorizadas 269 agrotóxicos, publicadas no Diário Oficial da União (2), então, de 2019 até o momento foram autorizados 744 novos venenos agrícolas no Brasil.

O estado do Rio Grande do Sul, em especial, está sendo acompanhado desde 2010, pelo Ministério da Saúde, pelo fato de três das quatro cidades com piores índices de suicídio , estarem neste estado (3). Segundo o Ministério da Saúde, os agrotóxicos a base de manganês, aumentam o risco de provocar danos no sistema nervoso central. Além do suicídio, a ação dos pesticidas podem causar também, câncer, problemas reprodutivos e comportamentais (4).

O problema dos agrotóxicos não fica localizado apenas na área rural, os ventos espalham os venenos que podem alcançar quilômetros de distância. Em agosto deste ano a região de Salvador teve a capital e várias cidades afetadas, pelos venenos espalhados (5) nos ares, onde dezenas de pessoas foram socorridas por intoxicação causadas pelos agrotóxicos.

Neste ano algumas famílias catarinenses católicas, tomaram a firme resolução, para protegerem seus filhos e a saúde do corpo, eles migraram das cidades rumo ao meio rural. Estas famílias perceberam que os alimentos oferecidos nos mercados das grandes cidades, não são mais seguros.

“O Bom Pastor, cuida de suas ovelhas” (Jo 10, 1- 10 ).

Cleonice Macedo Kamer

(1) Repórter Brasil – https://reporterbrasil.org.br/2020/05/96-agrotoxicos-sao-aprovados-durante-a-pandemia-liberacao-e-servico-essencial/
(2) Abras – https://www.abras.com.br/clipping.php?area=1&clipping=71414
(3) Correio do Povo – https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/suic%C3%ADdios-aumentam-e-casos-no-sul-podem-estar-ligados-a-agrot%C3%B3xicos-1.241715
(4) Jornal Correio do Povo – https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/suic%C3%ADdios-aumentam-e-casos-no-sul-podem-estar-ligados-a-agrot%C3%B3xicos-1.241715
(5) https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/regiao-na-chapada-que-abastece-salvador-tem-surto-de-intoxicacao-por-agrotoxico/