Um grupo de juristas católicos se manifestaram no dia 17 de abril, em defesa da instituição família, diante do anteprojeto de lei destinado a mudar mais de mil artigos do Código Civil brasileiro. O que os juristas católicos questionam se é mesmo uma atualização ou é uma criação de um novo Código Civil. Conforme publicado na página da Agência Católica de Notícias Gaudim Press:
“O presidente da União Brasileira de Juristas Católicos (Ubrajuc), Miguel da Costa Carvalho Vidigal, em entrevista ao jornal ‘O São Paulo’, manifestou sua preocupação sobretudo nos “pontos relacionados ao direito de família, liberdade de expressão, bem como a proteção ao direito de propriedade e ao direito à vida. Há tantas mudanças no projeto de atualização que os juristas que não pertencem à comissão muitas vezes têm dito entre si que se trata na verdade de um novo Código e não de uma mera atualização. Um dos pontos que causa maior preocupação aos juristas católicos é o da flexibilização dos trâmites para casamentos e divórcios, que passariam a ser extremamente simplificados. No caso do divórcio, os juristas ressaltam a possibilidade do divórcio unilateral em cartório, no qual um dos cônjuges poderá se divorciar sem que o outro saiba do procedimento, especialistas estão chamando essa possibilidade de ‘divórcio surpresa’. O outro cônjuge só saberá disso tempos depois quando for notificado” .

“Outro ponto a ser observado nas propostas de mudança é o de, ao se referir ao casamento e uniões civis, se sugerir a substituição das menções aos gêneros ‘homem’ e ‘mulher’ por ‘duas pessoas’. “Na prática, muda-se o fundamento filosófico e ideológico da legislação e assume-se a suposta neutralidade de gênero advinda da ideologia/teoria de gênero – repudiada pela Igreja e inclusive bem recentemente pelo Papa Francisco”, advertiu o advogado Venceslau Tavares Costa Filho” .

Pelo que há tanto interesse de demolir o conceito de família? Como dizia G. K. Chesterton: “ Sem a família ficamos indefesos perante o estado”.

Para as famílias católicas, não é mais novidade, o fato de essa instituição querida por Deus ser tão perseguida e agora até mesmo pelas leis. A irmã Lúcia, pastorinha de Fátima, escreveu com as próprias mãos, ao Cardeal Carlo Cafarra, que a última batalha, o enfrentamento final entre Deus e satanás, será sobre a família e sobre a vida .

O fato é, como nós famílias católicas poderemos defender nossa identidade, diante de tudo o que está se levantando contra a família , nos dias de hoje?
Nossa Senhora mesmo, como Mãe já nos deu a resposta. Ela promete proteger as famílias que se consagrarem a Ela todos os dias e rezarem em família o Santo Terço. Essas promessas, Nossa Senhora transmitiu ao Pe Stefano Gobbi e são divulgadas através do Livro Azul do Movimento Sacerdotal Mariano.

Famílias Católicas, vamos nos agarrar em Nossa Senhora e nas suas promessas, para proteger nossa família.

Cleonice Macedo Kamer

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ÁUDIO