No dia 07 de outubro de 2023 quando aconteceu o ataque em Israel, durante um Festival de Música para jovens, vários canais de notícias publicaram que Israel era considerado um dos países mais seguros do mundo. Essa segurança era medida pelos investimentos desse país em tecnologias e armas de defesa em todo seu território. O curioso, no entanto, foi a conclusão que chegaram as autoridades israelitas, sobre o ataque de outubro de 2023; que segundo eles, os seus inimigos utilizaram táticas de invasão muito primitivas e antigas.
A conclusão dessas autoridades de segurança israelita tem muito a nos ensinar. Táticas primitivas e antigas de guerra chegam a dominar a inteligência e a tecnologia moderna.
No combate espiritual do qual estamos todos envolvidos não é diferente. Como católicos somos formados e habilitados a reconhecer os perigos que colocam em perigo a nossa salvação e a salvação de nossa família. As armas mais poderosas que o Céu confiou em nossas mãos é a Santa Missa, a Adoração Eucarística e o Santo Rosário.
Sobre o Santo Rosário, a eficácia e o poder que Deus concede de modo muito especial nestes tempos é tão visível, que forças seculares estão impedindo, tanto no Brasil como em outros países, a transmissão de Lives ao vivo dessa oração. Em julho de 2024 o canal italiano de notícias católicas La Nuova Bussola Quotidiana, foi bloqueado em suas Lives de oração do Santo Rosário.
Em setembro, foi a vez do sacerdote carmelita Frei Gilson que não conseguiu fazer sua transmissão do Rosário ao vivo pelo Instagram. A plataforma desabilitou a ferramenta de transmissão ao vivo em sua conta, sem conceder nenhuma justificativa. Esta rede social também bloqueou no dia 03 de outubro o recurso de transmissão ao vivo da Live do Santo Rosário do Instituto Hesed, “alegando transgressão de normas da plataforma, sem especificar quais normas teriam sido transgredidas. Diariamente, o Instituto Hesed faz transmissões de momentos de oração que reúnem milhares de pessoas” . Esse fenômeno religioso de retornar a origem cristã da oração do Rosário, deixa claro que este é um tempo que o Espírito Santo suscitou para preparar os católicos para aquilo que está por vir.
Nem mesmo nós católicos imaginamos qual o alcance do poder do Santo Rosário, mas pela reação das forças do mal, estamos vendo que essa arma tão antiga e tão poderosa está arrasando o império da maldade; é por isso que querem calar a voz daqueles que rezam essa oração. O padre Jonas Abib em seu livro “Providência Divina Considerai como crescem os lírios”, disse que: “Nossa Senhora tem insistido conosco sobre a importância do Rosário. O problema é que não compreendemos o seu valor. Achamos que o Rosário é uma simples repetição de Pai nossos e Ave Marias. Na realidade, quem torna eficaz essa forma de oração não somos nós, é Deus. Como acontece na Eucaristia: antes, é simples pão, feito com um pouco de farinha e água; mas, após a consagração, pela eficácia do poder do Espírito, torna-se Jesus vivo no meio de nós”.
Aquele ataque em Israel ocorrido bem no dia 07 de outubro, dia de Nossa Senhora do Rosário, não deixa de ser um alerta para nós, de que esta é a hora para tomarmos a nossa arma nas mãos, o Santo Rosário, e com disposição nos unir a Nossa Senhora no resgate do maior número possível de almas.

Cleonice Macedo Kamer

1 “La Nuova Bussola Quotidiana” https://lanuovabq.it/it/rosario-in-diretta-sospeso-youtube-ci-blocca
2 https://www.brasilparalelo.com.br/noticias/instagram-proibe-frei-gilson-de-realizar-live-do-rosario-de-sao-miguel
3 https://www.acidigital.com/noticia/59493/instagram-bloqueia-transmissao-ao-vivo-do-instituto-hesed
4 Providência Divina – Considerai como crescem os lírios do campo. Editora Canção Nova, 22ª edição 2010, pg. 93.


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ÁUDIO