As famílias católicas do Brasil têm sido beneficiadas, por um movimento feminino católico muito interessante, que se iniciou no País do Equador. Este movimento tem como inspiração encorajar a esposa a batalhar por seu matrimônio, intensificando a intercessão pelo marido no decorrer de 30 dias. É um retiro de um mês, feito dentro da própria casa.
As esposas recebem orientações práticas a cada dia, que vem acompanhada de uma intenção e oração especifica em favor do esposo e do matrimônio. Também as esposas recebem propósitos de mudanças concretas de comportamento, em beneficio do relacionamento com o esposo.
O Movimento que se chama “ Matrimônio, um caminho de santidade”, propõe para a mulher, durante um mês, voltar sua atenção, o seu coração para a pessoa do marido. As orações e intenções sugeridas são simples, curtas e profundas, incentivando a mulher a meditação sobre o verdadeiro amor pelo seu esposo. As esposas são também encorajadas a aprofundarem o amor pela Eucaristia e a confissão, onde descobrem a força sobrenatural do Sacramento do Matrimônio.
No decorrer dos dias que envolvem o desafio de rezar pelo marido, a esposa é conduzida a reconhecer que o seu marido é o primeiro alvo de seus cuidados e de seus afetos, depois é que vem as crianças; pois o matrimônio antecede a família.
O Espírito sopra onde quer. O sacramento do matrimônio tem sido beneficiado de modo extraordinário, pela força do alto, que tudo ordena para honra e glória do Senhor.
Cleonice Macedo Kamer