Acessibilidade:
Formação
No chamado do fundador está em plenitude todo o Carisma

Todo o projeto de Deus a respeito de uma autêntica Fundação virá à luz concretamente através da pessoa do fundador. É no fundador e em sua vivência pessoal, familiar e eclesial que estão todas as respostas para as perguntas que os membros da fundação fizeram durante toda a sua vida. As respostas virão na medida em que cada um perseverar na própria vocação.

Quando alguém encontra seu lugar na Igreja, dentro de uma Nova Fundação, sua vida desabrocha, pois, foi criado para aquele lugar e para aquele Carisma particular. É evidente que existe o processo natural de cura, libertação e conversão que depende de cada pessoa, mas, diante da resposta de abandono e confiança, a realização da vocação é certa.

O mistério da dimensão de fecundidade do fundador

É preciso que os fundadores saibam disso: Fundadores, tudo em sua vida é importante para o Carisma. Em sua história pessoal está escrito o caminho de formação para o seu Carisma de fundação, além disso, ali está o discernimento e o crescimento para cada membro da fundação.

A postura do fundador, suas escolhas, suas fraquezas, seu jeito de viver os conselhos evangélicos é germe para a vivência de todos os membros da Comunidade. A responsabilidade pessoal do fundador é imensa e quando o fundador não obedece a Deus corre o risco de colocar toda a Fundação em risco, e, justamente por isso, o fundador precisa ser cercado com muita oração por intensa intercessão.

O fundador é o portador do Carisma por excelência. Não se trata apenas da área humana ou psíquica do fundador, é muito mais que isso. Na pessoa do fundador está o mistério do Carisma, o mistério que Deus reservou para todo o corpo comunitário. Um exemplo clássico da ligação profunda entre fundador e fundação está na vida de alguns fundadores na história da Igreja, por exemplo: São João Bosco era órfão e fundou uma obra com a missão de socorrer os meninos órfãos e em situação de risco. A experiência pessoal do fundador é essencial na obra de Deus.

Quem é meu fundador para mim?

Quando alguém que se diz pertencente a um Carisma entra em constante confronto e discordância com o fundador nas questões do caminho do Carisma, preste-se atenção; esta pessoa pode não pertencer a este Carisma, pois, esta vocação não está encontrando ali as respostas e a atração que naturalmente deveria encontrar.

Deus usa constantemente do fundador para ‘mexer’ conosco, Ele tem interesse de nos formar e nos forma dentro do Carisma. Todos precisamos descobrir quem somos e porque viemos, mesmo que nos custe muitas renúncias.

 

Compartilhe este conteúdo:
Casa de Oração São Pio de Pietrelcina
Rua Feijó Júnior,275
São Pelegrino Caxias do Sul / RS - CEP 95034-160
(54) 3028-8881
Sede da Comunidade Oásis
Capela Nossa Senhora Mãe de Deus
Rádios Mãe de Deus AM 1370 e FM 107.9
Endereço: Bairro Pedancino – Caxias do Sul-RS
(54) 3028-3888
[email protected]