Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente 8 milhões de brasileiros são inférteis. Umas das causas da infertilidade na mulher é o uso de anticoncepcionais, que com o decorrer do tempo, os ovários entendem que não precisam mais ovular. Outra causa é o fato de as mulheres adiarem a gestação após os 30 anos, onde naturalmente a fertilidade declina.
Algumas vezes, a dificuldade em alcançar a gestação, está no fato de o casal não saberem reconhecer o ápice da fertilidade da mulher. A mulher tem disponível o óvulo por poucas horas a cada ciclo, por isso é importante os casais serem ajudados a reconhecerem o ápice da fertilidade, no ciclo reprodutivo feminino, para poderem alcançar a gestação.
Certa vez um casal procurou-me para aprender o Método de Ovulação Billings®, eles estavam tentando engravidar durante 5 anos, eles então aprenderam a reconhecer o ápice da fertilidade e no primeiro ciclo conseguiram a gestação. Interessante quando este casal, ao serem questionados se algum médico havia lhes ensinado sobre o Método de Ovulação Billings® para reconhecerem a fertilidade, eles afirmaram que nenhum médico ofereceu para eles essa opção, mas sim ofereceram logo a fertilização artificial. A fertilização artificial não é opção para nós católicos, isso é o que ensina a Igreja, através do Catecismo da Igreja Católica nos parágrafos números 2376 e 2377, e se quisermos sermos felizes, escutamos o que São João repetiu por sete vezes, no livro do Apocalipse, nos capítulos 2 e 3: “ Quem tiver ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Se você conhece algum casal que está com dificuldades para alcançar a gestação, apresente a eles a boa nova do Método de Ovulação Billings®. Você pode encontrar um instrutor desse método entrando em contato com sua Paróquia ou Diocese, pois a maioria das Dioceses tem um instrutor ou um casal que conhece o Método para poder ajudá-lo.
A madre Teresa de Calcutá convidou muitas vezes o casal de médicos Billings para ir a Calcutá, para orientar as famílias sobre esse Método. Um dia Madre Teresa fez o seguinte pedido para o casal Billings: “Bem, agora que vocês descobriram esse conhecimento, vocês podem passar o resto de suas vidas levando-o às pessoas que necessitam” . O lema escolhido pelo casal Billings para promover o ensino do Método, foi esse: “Pusemos a nossa confiança no amor”.
Cleonice Macedo Kamer
1 John Billings. Uma história da Providência Divina. Abril 2000.