O Vaticano no ano de 2024 reconheceu Medjugorje, com o título da Rainha da Paz. A Igreja reconheceu essas aparições pelos seus frutos abundantes. Toda espiritualidade mariana são vias excelentes de salvação, pois conduzem à Jesus. Agora, Medjugorje é o lugar que Nossa Senhora escolheu para falar para os homens e mulheres deste tempo, para socorrer a humanidade das armadilhas e das maldades deste tempo.

Medjugorje está se tornando um dos Santuários Marianos mais visitados do mundo. Só no ano de 2024, segundo o arcebispo italiano Dom Aldo Cavalli, que foi enviado pelo Papa Francisco para acompanhar Medjugorje, ele afirmou que “em Medjugorje chegam milhares e milhares de pessoas do mundo inteiro. Neste ano vieram dois milhões de pessoas, adultos e jovens. Quase 50.000 padres vieram para rezar, para se converter”. Sim, sacerdotes vão ao encontro da Rainha da Paz, para se converterem e viverem a santidade no exercício do sacerdócio. O sacerdócio é um dos principais alvos de ataques do demônio. Como dizem: “Se no telhado de cada casa tem um demônio para nos tentar; no telhado da casa do sacerdote em cada telha existe um demônio para tentá-lo” .

O arcebispo Dom Aldo Cavalli em uma recente entrevista a Vatican News também afirmou: “Eu nunca tinha estado em Medjugorje. Mas eu sou italiano e, como muitas pessoas do meu país, tive contato com aqueles que vieram para cá. Sempre percebia, quando retornavam de Medjugorje, que essas pessoas ficavam mais comprometidas em nível espiritual e humano: na igreja, nas catequeses, em fazer o bem. Eram muito mais comprometidas do que antes. Agora já estou aqui há três anos: é um lugar normal, sem nada de especial e, pela graça, se tornou, um lugar espiritual para onde vêm pessoas do mundo inteiro. Elas chegam começam a rezar. Elas entram em comunhão com o Senhor Jesus e a Virgem Maria os acompanha. É uma oração simples: querem mudar de vida, viver melhor do que antes, querem resolver ou enfrentar bem os problemas que têm. Uma mudança que se chama conversão, que ocorre em particular no Sacramento da Penitência. Isso acontece normalmente em Medjugorje. Chegam jovens e adultos, sem nenhum patrocínio. Chegam todos com um objetivo: encontrar o Senhor e a Virgem Maria. Eles não encontram nada para ver ou visitar: como turismo religioso, somos zero. Mas aqui, jovens e adultos começam a rezar. Eu tinha acabado de chegar, em fevereiro de três anos atrás, e me vi entre os bancos ao ar livre atrás da Igreja. Chega uma família latino-americana, com um jovem de quinze anos que era um rebelde, um verdadeiro rebelde! Depois de apenas cinco minutos ele veio se confessar… e seus pais o olhavam com surpresa. É um lugar de graça que o Senhor escolheu para ser encontrado. O ‘nulla osta’ do Papa (que é o documento que reconhece Medjugorje) significa dizer: ide, ide, ide! Ide porque é um lugar de graça, onde se encontra o Senhor e o Senhor é encontrado”.

A questão é que muitos não conseguem peregrinar para Medjugorje para lá buscar as graças naquele Santuário, mas Nossa Senhora Rainha da Paz, em uma de suas aparições disse que Ela está tão presente e ao lado do Santíssimo Sacramento como está em Medjugorje.

Nossa Senhora que restaurou tantos matrimônios, salvou tantas famílias, livrou tantos jovens do desespero e da falta de sentido da vida, que a tantos alcançou a graça da conversão, ela nos chama para conhecê-la, e a ouvir e seguir sua voz que se revela como a Rainha da Paz, em Medjugorje e ao lado de cada Sacrário dessa terra.

Cleonice Macedo Kamer

1 https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2025-01/medjugorje-entrevista-arcebispo-aldo-cavalli-enviado-papa.html
2 Ibid


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ÁUDIO