O Espírito Santo nos foi dado e desde agora participamos da “liberdade da glória dos filhos de Deus”. Temos o mesmo Espírito de Cristo, o Espírito de filiação que age em nós, nos dá sabedoria, discernimento para tomarmos decisões certas!
Para discernirmos as coisas de forma clara precisamos trabalhar a lucidez, deixar que a luz de Cristo penetre na nossa inteligência através da meditação da Palavra de Deus, “primeira fonte de toda a vida espiritual”, a partir do encontro com Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
É necessário para que o consagrado tenha lucidez, fazer memória da sua própria identidade como pertença a um Carisma, ter um verdadeiro encontro com a Palavra de Deus, escutando, interpelando, deixando-se orientar por ela, até plasmar sua existência. Fazendo a experiência do Mestre que se revela, educa o coração e a mente, amadurece a visão de fé, aprende-se a olhar a realidade e os acontecimentos com o mesmo olhar de Deus, até se chegar a ter o “pensamento de Cristo” (1 Cor 2,16).
Assim o Espírito Santo nos ajuda, fazendo crescer em nós a sabedoria, que é o conhecimento da Palavra de Deus, nos livrando das paixões e dos afetos desordenados para não cairmos no engano e para que o intelecto não fique obscurecido, para conhecermos com clareza a verdade, percebermos o mal oculto sob uma falsa aparência de prazer e o bem encoberto por uma aparência de mal.
Foi da Palavra de Deus que brotou cada um dos carismas e dela cada regra de vida se expressa. Cada consagrado é chamado a acolher Cristo na sua Palavra, guardando-a no coração, de modo que ela continue sendo lâmpada para os passos e luz sobre seu caminho, permeando toda a sua vida, sendo resposta para qualquer situação do dia a dia, porque a própria graça de Deus vem em socorro.