Hoje, não faltam exemplos e modelos de santidade para os profissionais que se dedicam á área da saúde. No dia 21 de janeiro de 2021, o Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos, a tornar público o decreto que reconhece as virtudes heroicas do Dr. Jérôme Lejeune.

O Dr. Lejeune exerceu na França a pediatria, ele também era cientista e pesquisador no campo da genética. Em 1958 ele descobriu a trissomia do par 21, conhecida como a Síndrome de Down.

Dr. Lejeune, foi de verdade uma pessoa incrível, ele conseguiu com perfeição, praticar a ciência sem negar os valores de sua fé católica.
O reconhecimento das virtudes heroicas de Dr.Lejeune, é um reforço espiritual para médicos, e cientistas, que poderão tê-lo como exemplo concreto, de como exercerem a profissão sem renunciarem a fé católica.

O reconhecimento das virtudes heroicas do Dr.Lejeune pode ser também um farol de luz a iluminar as trevas, que se envolveram alguns países da Europa, onde alguns profissionais da área da saúde se deixaram perverter, praticando aborto de crianças que são diagnosticadas com Síndrome de Down.

Dr. Lejeune amava as crianças com Síndrome de Down, dedicou sua vida a fazer pesquisas para aliviar o sofrimento delas, a ponto que foi reconhecido internacionalmente por suas descobertas e considerado “pai” da genética moderna. No entanto no ano de 1970 ele deixou de ganhar o Premio Nobel da Medicina, por ser contrário ao aborto. Por ele se manter contrário ao aborto ele também perdeu auxílio econômico para patrocinar suas pesquisas.

Foi por parte da Igreja Católica, Dr. Lejeune recebeu o mais alto reconhecimento. O Papa João Paulo II, entregou pra ele a condução da Pontifícia Academia para a Vida e o fez conselheiro dos profissionais da saúde.

Merece reconhecimento nos dias de hoje, médicos e farmacêuticos, que se unem através de associações católicas, para exercerem a profissão sem negar a fé católica. No Brasil, cada vez mais, médicos não prescrevem anticoncepcionais, por terem potencial abortivo. Também farmacêuticos católicos que não vendem substâncias abortivas.

Como disse certa vez o Dr. Lejeune: “É muito menos pesado ter uma criança nos braços, do que carregá-la sobre a consciência”.

Cleonice Macedo Kamer