Estamos surpresos pela rapidez com que já chega mais um Natal e final de ano.
No princípio, era o Verbo, habitando na luz inacessível. Em Jr 29,11 o Senhor dizia: “Eu tenho pensamentos de Paz e não de aflição. Porém, estes pensamentos estão dentro de Ti, ó Deus, e não alcançamos o que pensas”… “Meus pensamentos distam dos vossos como a terra é distante dos céus.” (Is 55,8)
Para que nós, os humanos, pudéssemos conhecer o pensamento e o caminho de Deus, desceu o Verbo e se fez carne habitando em nosso meio e em nosso coração pela Fé.
Que poderíamos pensar antes sobre Deus, a não ser talvez fabricando um ídolo no próprio coração? O Deus incompreensível, inacessível, invisível e inteiramente impensável, se faz agora compreendido, acessível, visto e amado na forma mais terna, carinhosa e desprotegida, nascendo pelo ventre da Virgem Maria e reclinado na manjedoura.
Este homem e Deus permaneceu no seio da terra entre os humanos, pregando e ensinando o caminho de seu e nosso Pai do Céu. Confirmou seu Amor Salvador ao ser cravado na cruz e, ao ressuscitar, torna-se vitorioso sobre o pecado e a morte, dando-nos a possibilidade de fazermos parte de sua Divindade.
As palhas do presépio sustentavam esta história que foi se desenrolando e continua a nos envolver em cada natal, convidando-nos a fazer parte dela. Somente assim faremos e teremos um feliz e santo Natal!