Certa vez recebemos em nossa casa, uma família vinda do interior de Santa Catarina, pois eles estavam em nossa cidade para fazer um curso para abrir um Colégio Católico na cidade onde moravam. A mãe dessa família nos contou que havia passado pela experiência de acompanhar uma familiar que adoeceu gravemente. Em um dos dias que ela foi no hospital para visita-la, o médico falou que sua familiar tinha acabado de ir para UTI e foi entubada; acontece que o médico diante da gravidade do quadro da paciente, em vez de falar que foi entubada, usou o termo “entubadinha”.
Na região onde moramos, muitos homens estão falando com uma linguagem no diminuitivo. Mal sabem esses homens como é frustrante para a mulher esse tipo de linguagem, falando as palavras no diminuitivo; não transmite segurança.
Mais do que nunca, no tempo confuso em que vivemos, necessitamos de homens posicionados em sua masculinidade. Muito oportuno para os dias de hoje é a “Exortação Apostólica para Homens Católicos”, que escreveu o Bispo da Diocese de Phoenix, Dom Thomas J. Olmsted.
“Firmes na Brecha” é o que exorta Dom Thomas, para os homens. Este “Firmes na Brecha” se refere a Palavra de Deus Pai ao profeta Ezequiel, quando disse: “ Busquei entre eles um homem capaz de construir um muro e capaz de pôr-se na brecha diante de Mim em favor da terra” (Ez 22, 30).
Como mulher, acredito que a maioria das mulheres gostariam que o namorado, o noivo, o esposo, o filho, conhecessem o que Dom Thomas exortou aos homens. Essa exortação é um verdadeiro socorro do céu para os homens deste tempo. Escuta só uma pequena parte do que disse Dom Thomas:
“ Início esta carta com uma chamada forte e clara para vocês, meus filhos e irmãos em Cristo: homens católicos, não hesitem em entrar na batalha que se trava em torno de vocês, a batalha que está ferindo nossas crianças e famílias, a batalha que está distorcendo a dignidade de homens e mulheres… Essa batalha é principalmente espiritual, mas está progressivamente matando o que resta de caráter cristão de nossa sociedade e cultura e, até mesmo, nos nossos próprios lares… Num momento marcante do Julgamento de Jesus, Pôncio Pilatos, com todo o seu poder mundano, apresentou Jesus ao povo com as palavras “Eis o Homem”… ele sem reconhecer , apresentava Deus feito Homem. Somente em Jesus Cristo podemos encontrar a maior demonstração da virtude e força masculina de que precisamos em nossas vidas pessoais e na própria sociedade. Cristo entregou-se a Si mesmo por completo. Aqui reside a masculinidade em sua totalidade; cada homem católico deve estar preparado para entregar-se completamente, manter-se firme na brecha, entrar em combate espiritual, defender as mulheres, as crianças e demais contra as adversidades e as ciladas do demônio”.1
Quem tiver ouvidos ouça o que Espirito diz à Igreja (Ap. 3, 22).
Cleonice M. Kamer
1 http://www.promotoresdavida.org.br/artigos/item/10396-firmes-na-brecha-texto-completo