As Novas Fundações se caracterizam por serem um grupo de pessoas, de ambos os sexos, que, conservando a sua identidade laical, procuram viver plenamente sua consagração batismal através de um Carisma particular na Igreja, professando os votos de pobreza, obediência e castidade.

Os membros fazem sua experiência de Deus e cumprem seu compromisso batismal no mundo secular. Querem estar no mundo com a atitude contemplativa que vê com os olhos de Deus, que ama com amor de Deus e age por seu Espírito, totalmente entregues à grande meta: O Reino de Deus.

Por isso, ao tratarmos de Carisma, falamos sobre identidade, sobre mistério. Mistério que não significa aquilo que nós não conseguimos desvendar, mas algo tão extraordinário, acima de nós humanos e que nunca se acaba. Pensamos que nunca vamos desvendar o carisma, mas se Deus já nos mostrou a nossa página, isso quer dizer que já foi tirado o véu, já foi desvendado. Se você já tem algumas regras, se você já tem um caminho provado, Deus já desvendou o mistério, mas lembrando, esse mistério nunca acaba.

Depois de desvendado, cada vez mais vamos adentrando, nos aprofundando para compreender quem somos nós. Nós somos um mistério vindo de Deus enquanto mulheres e enquanto homens, e ainda portamos algo vindo do alto, a graça de um Carisma, por isso o Carisma precisa de atenção. O fundador é uma pessoa que vive inclinada sobre o mistério, para fazer a leitura de cada dia, o Carisma tem que acontecer na lectio divina para o fundador, quando fazemos a leitura do dia perguntamos a Deus o que Ele quer dizer pra nós, e isso deve acontecer para o fundador todos os dias.