Após a belíssima cerimônia de beatificação do jovem Carlo Acutis, que foi transmitida pelo canal católico Vatican News (1), este jovem beato passou a ser conhecido como o “santo de calça jeans e tênis” ou como o “patrono da internet”.
O enfoque que a mídia secular dá de que o jovem beato é uma referência para os jovens de hoje, pois usa tal roupa, e está calçado com tênis moderno, não revela ao todo, a autenticidade de como Carlo viveu.
Carlo Acutis foi um jovem que mesmo pertencendo a uma família com boas condições econômicas, ele não era apegado a coisas materiais, não era consumista e vivia o despojamento material. A honra que ele recebeu de ter o túmulo na Igreja do Despojamento, em Assis, lugar onde São Francisco de Assis despojou-se de tudo para seguir Cristo, revela o modo simples como Carlo viveu a vida. Ele não foi adepto da moda, tanto que as vezes foi alvo de chacota entre os seus colegas. Carlo não se importava com as zombarias, e costumava dizer que todos nascem originais mais morrem como fotocópias.
O fato de o beato Carlo Acutis ser considerado “patrono da internet”, só terá sentido se os jovens de hoje descobrirem como Carlo administrava o seu tempo. O pouco de tempo que sobrava, depois de ele estudar, participar todos os dias da Santa Missa, depois de todos os dias adorar o Santíssimo Sacramento e ter rezado o Santo Rosário, aí sim, ele usava a internet, para divulgar os milagres Eucarísticos e o Rosário.
Com certeza ele será um seguro intercessor, para ajudar os jovens e adultos a se libertarem do vício da internet, em sites de jogos e outros sites que levam os jovens a se perderem.
Carlo disse que antes de morrer que não lhe desgostava morrer sendo ainda um jovem porque não havia perdido nem um minuto da vida fazendo coisas que Deus não gostava, e dizia: ‘Meu programa de vida é este: ser sempre todo seu, Jesus’ (2).
Carlo quando ele ainda era criança, “ficou muito impressionado com a visão do inferno, contada por Lúcia e a partir daquele momento decidiu evitar que ele ou outras almas acabassem lá” (3). As mensagens de Nossa Senhora de Fátima foi levado a sério por Carlo, desde a sua infância até a sua morte, a ponto de ele oferecer seus sofrimentos pelo Papa Bento XVI e pela Igreja Católica.
Beato Carlo Acutis, rogai por nós, rogai por todos os jovens e pela Igreja Católica.
Cleonice Macedo Kamer
(2) https://www.acidigital.com/noticias/carlo-acutis-beato-de-tenis-e-calca-jeans-afirma-sacerdote-84075
(3) Eucaristia- Minha estrada para o Céu. Biografia de Carlo Acutis. Nicola. Cultor de Livros, pg 19.