Diante das situações que estão acontecendo ao redor do mundo hoje, parece ser loucura incentivar os casais a terem filhos. E é justamente isto que a Igreja Católica está fazendo: “incentivando os casais católicos a terem filhos”. A Igreja Católica permanece testemunhando com fidelidade “a linguagem da Cruz, que é loucura para os que se perdem, mas para os que foram salvos é uma força divina” (1Cor 01, 18).

“Nos dias 14 e 15 de maio de 2021, aconteceu em Roma um encontro promovido pelo Fórum das Associações de Família, com o objetivo de encontrar respostas sobre a baixa taxa de nascimento de crianças na Itália. O Papa Francisco participou deste encontro e disse, com outras palavras, que na Itália, por conta da diminuição do nascimento de crianças, a cada ano que passa equivale ao desaparecimento de uma cidade de mais de 200 mil pessoas. E esta diminuição de nascimentos não é só por causa do covid, mas vem acontecendo ao longo dos anos.

A atual taxa de fecundidade da Itália é de 1,3, que é considerada muito baixa. No Brasil a taxa de fecundidade é de 1,7 – sendo que, para repor uma geração é necessária uma taxa de 2,1 de filhos por casal. Os países que tem baixo nascimento de crianças estão a enfrentar sérios problemas. Estes países estão perdendo a identidade cultural e religiosa, também sofrem dificuldades na economia.

No inicio de maio, o bispo Dom José Manuel Garita Herrera, fez um apelo para que se promova os nascimentos de crianças nas famílias, para salvar o futuro da nação ante a drástica diminuição da natalidade1.

A mentalidade contraceptiva, o maior número de divórcio, a esterilização frequente e o aborto, estão contribuindo para que nasçam cada vez menos crianças.

Interessante que Dom José Manuel não só fez o diagnóstico do que está dificultando a abertura para a vida nas famílias, mas ele apresentou aos casais um propósito, que se chama “Dispostos a Vida”, que incentiva os casais a terem coragem de continuar gerando vidas.

“Dispostos a Vida” recorda aos casais católicos, a missão que eles receberam no dia do casamento, quando prometeram abraçar na fé, os filhos que Deus os confiar. Esta fé que ultrapassa o olhar das realidades terrenas, confiando na Providência Divina, que nunca falha.

Cleonice Macedo Kamer

(1) https://www.acidigital.com/noticias/sem-criancas-nao-teremos-futuro-adverte-bispo-sobre-baixa-natalidade-14295