Todos os anos no mês de agosto, acontece um encontro mundial de jovens em Medjugorje, conhecido como Festival da Juventude. Nesse Festival os jovens que vem de todas as partes do mundo experimentam a espiritualidade mariana da Rainha da Paz, através da participação dos sacramentos da confissão, da Eucaristia, da Adoração Eucarística e da oração do Santo Rosário. Neste ano de 2025, pela primeira vez na história do Festival da Juventude em Medjugorje, um Papa concede a Benção Apostólica.
“Vamos à casa do Senhor (cf. Sl 122,1) é o lema do 36º Festival da Juventude de Medjugorje… Em sua mensagem, divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa diz que o lema do festival “nos fala de um caminho, de um desejo que nos move em direção a Deus, em direção ao lugar onde Ele habita, onde podemos nos sentir verdadeiramente em casa, porque ali nos espera o Seu Amor. É o próprio Deus que acompanha cada pessoa, pois “no caminho da vida nunca se caminha sozinho”, disse Leão XIV .
“Falando sobre inteligência artificial, Leão XIV enfatizou que “nenhum algoritmo jamais poderá substituir um abraço, um olhar, um encontro verdadeiro, nem com Deus, nem com nossos amigos, nem com nossa família .
O Papa Leão XIV encorajou os jovens dizendo: “Ao longo do caminho, se algum de vocês sentir dentro de si o chamado para uma vocação especial, para a vida consagrada ou para o sacerdócio, eu o encorajo a não ter medo de responder”. Esse convite, que vocês sentem vibrar dentro de vocês, vem de Deus, que fala aos vossos corações”, disse o Papa. “Escutem-no com confiança: a Palavra do Senhor, de fato, não só nos torna verdadeiramente livres e felizes, mas também nos realiza autenticamente como seres humanos e como cristãos” .
Por fim, Leão XIV expressou sua esperança de que a Bem-aventurada Virgem Maria encoraje e guie os jovens de Medjugorje em sua jornada, para que sejam arautos de paz e esperança. “Concedo de coração a todos vocês minha Bênção Apostólica”, disse o Papa .
Essa Benção Apostólica do Papa Leão XIV aos jovens que estão peregrinando em Medjugorje, e o seu encorajamento para que os jovens se aproxime da Rainha da Paz, nos revela a preciosidade que é as mensagens de Nossa Senhora de Medjugorje, para os tempos de hoje.
Nossa Senhora Rainha da Paz, dai-nos a paz!
Cleonice Macedo Kamer
Movimento Mariano
