No dia 25 de novembro de 2025 foi publicado no Vaticano, através do Dicastério para a Doutrina da Fé, a Nota Doutrinal Una Caro – Uma Só Carne, em defesa da monogamia. A palavra monogamia tem origem grega: “monos” (único) e “gamos” (casamento), portanto monogamia significa “um só casamento”.
Entre todas as denominações cristãs, a Igreja Católica se destaca como sendo a única Igreja que defende “um só casamento”, valorizando assim o caráter de exclusividade conjugal. Os casais católicos têm consciência que ao se casarem eles assumem um ao outro de modo exclusivo, onde os dois são “uma só carne”; e que este voto se estende até o fim da vida de um dos cônjuges.
“Uma só carne” é a forma como a Bíblia expressa a unidade matrimonial , “Eu sou do meu amado e meu amado é meu” (Ct 6, 3). A Nota Doutrinal Una Caro- Uma Só Carne, revela o valor e a força do casamento monogâmico, com base na Sagrada Escritura, no Antigo e Novo Testamento; também nesta Nota é apresentado o fundamento da monogamia que foram revelados por vários Papas, como o Papa Leão XIII, Pio XI, São João Paulo II, Bento XVI, Papa Francisco e até o atual Papa Leão XIV.
A Nota Doutrinal Una Caro- Uma Só Carne, apresentou o fundamento do matrimônio monogâmico no Novo Testamento, quando descreve no nº 27 da Nota: “Nos Evangelhos de Marcos e Mateus, Jesus se expressou inequivocamente sobre a monogamia, referindo-se às origens, à vontade do Criador. O debate com os fariseus sobre a possibilidade do divórcio oferece-lhe a oportunidade de fazer um pronunciamento com autoridade. Ele reafirma o princípio da monogamia, que é o fundamento do plano de Deus para a família: “Desde o princípio da criação, ‘Deus os fez homem e mulher’. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe” ( Mc 10,6-9; cf. Mt 19,4-6)”.
Por fim, a Nota Doutrinal Uma Só Carne, concluiu afirmando que a monogamia por sí só não salvaguarda o matrimônio, mas que o casal deve crescer no amor, em atos de afetos mais frequentes e generosos, contando com a graça, para que possam experimentar com o passar dos anos o melhor vinho, como na Bodas de Canaã.
Cleonice Macedo Kamer
Movimento Mariano
1 https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_ddf_doc_20251125_una-caro_it.html
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2025-11/nota-monogamia-una-caro-apresentacao-cardeal-fernandez.html


