Uma das incríveis especialidade do Espírito Santo, que se revelou já no inicio da criação do mundo, é colocar em ordem o que está no caos.

Os sinais dos tempos dos dias de hoje nos remete a origem, de quando tudo começou. Quando a terra estava sem forma e vazia, o Espírito Santo tomou a iniciativa de ordenar o que estava em desordem.

Vendo tudo o que está acontecendo ao nosso redor, para nós católicos, é um sinal de esperança, pois podemos contar com a intervenção do Espírito Santo, com a sua especialidade de ordenar o que está no caos.

No sul do país, estamos assistindo a paisagem mudar dia a dia, desde o inicio deste ano. Estamos enfrentando uma das piores secas das ultimas décadas. Nossos rios estão desaparecendo, nossas plantações estão negando os seus frutos. Parece que está sendo refletido na natureza a esterilidade dos corações humanos. É interessante que naturalmente não gostamos de contemplar a esterilidade. Quem é que fica admirando os barros secos nos canais, onde antes corriam as águas dos rios? Quem é que fica apreciando um milharal com folhas e espigas definhadas pelo sol?

Também na dimensão espiritual somos chamados a termos a cautela, de não nos debruçarmos a contemplar a esterilidade dos acontecimentos, nem procurar entender o mistério da iniquidade, pois como nos ensinava São João Paulo II, nos tornamos aquilo que contemplamos.

Há uma tentação, que faz parte do espírito de distração, que tem afastado os corações de buscarem em primeiro lugar a Deus. Esta tentação consiste em buscar investigar a fundo, sobre a ação do mal no mundo, para então dominá-lo. Este tipo de investigação está conduzindo jovens e adultos ao sentimento de desespero, por acreditarem que o mal é o que domina.

Para nós católicos, foi reservada a vitória e o domínio sobre o mal, por pertencemos ao exército daquela que triunfará através de seu Imaculado Coração. As armas do domínio do mal já nos foram entregues, que é a Eucaristia e o Santo Rosário. Que possamos seguir o exemplo daquelas irmãs carmelitas de Marrocos, ao serem conhecidas como “artilharia pesada”, por mudarem o curso dos acontecimentos, através de suas orações.

Beata Helena Guerra, rogai por nós e por um novo Pentecostes de Amor.

Cleonice Macedo Kamer