O Site católico Portal Vida e Família, em sua página nesta semana publicou um artigo relacionando o matrimonio com a “terra santa.

“Quando pensamos em “terra santa”, imaginamos normalmente o território que Jesus percorreu… No livro de Êxodo, quando Moisés se aproxima da sarça ardente, Deus diz a ele a seguinte frase: “Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa.” Por que Deus pede para Moisés tirar as sandálias? As sandálias carregam a poeira da rua, a sujeira do mundo, e servem como uma barreira de proteção entre os pés e o chão. Tirar as sandálias significa desarmar-se, purificar-se” .

“No Sacramento do Matrimônio, o marido e a esposa são um para o outro verdadeiro “chão sagrado”, a vida a dois é o lugar onde Deus escolheu para se manifestar na vida do casal. E para estar no chão sagrado do coração do outro, é preciso tirar as “sandálias”. Tirar as sandálias diante do seu cônjuge é dizer: “Eu me desarmo diante de você. Eu não vou te machucar. Você é valioso demais para que eu pise no seu coração com a sujeira do meu egoísmo.”

“O matrimônio, de uma forma ainda mais profunda, transforma a casa dos cônjuges em uma verdadeira Igreja Doméstica, lugar de comunhão, de oração, lugar de bençãos, reflexo da Igreja instituída por Cristo. O Matrimônio, diferente do casamento civil, não é um contrato. Um contrato é baseado na desconfiança. O Sacramento do Matrimônio é uma Aliança, sinal visível da graça invisível de Deus, é dizer um para o outro: “eu dou a minha vida por você, independentemente do que aconteça”.

A graça do Sacramento do Matrimônio garante que o casal não está sozinho, Deus nunca abandona a família. Quando o vinho acabar, como nas Bodas de Caná, quando a rotina cansar, quando a crise financeira bater, a Graça Sacramental é a força de Cristo que sustenta o casal, que sustenta o compromisso assumido no altar, compromisso que dura por toda a vida.

Fonte: Portal Vida e Família

Cleonice Macedo Kamer
Movimento Mariano


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ÁUDIO

1 https://vidaefamilia.org.br/tira-as-sandalias-dos-pes-porque-o-lugar-onde-estas-e-uma-terra-santa/
2 Ibid