Setembro é o mês da Bíblia. Os padres da Igreja diziam: A Bíblia é a boca de Deus! Através da Bíblia Deus fala com os homens: nela Ele nos ilumina, consola, educa e exorta.
Dizia São Paulo: Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.” (II Tm 3, 16-17)
São Jerônimo, foi quem traduziu a Bíblia do hebraico e do grego para o latim, levou cerca de trinta e cinco anos fazendo esse trabalho em oração e penitência, ao lado da gruta onde Jesus nasceu em Belém.
A Bíblia não é um livro de ciência, mas sim de fé. São Jerônimo dizia: desconhecer as Escrituras é desconhecer o próprio Cristo”. É por isso que a Dei Verbum” do Concilio Vaticano II ensina que: O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida, foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo”. (n.10)
Alguns perguntam: Quem escreveu a Bíblia, como podemos confiar no que nela está escrito? São Pedro, nosso primeiro Papa responde: Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.” (II Pd 1, 20-21).