Em um encontro de formação para professores, que aconteceu no meio oeste catarinense, na primeira quinzena de março, um prefeito representou aos interesses das famílias sobre a educação dos filhos nas escolas municipais.
Esse prefeito pediu para os professores respeitarem os pais que colocam nas mãos dos profissionais da educação, o bem mais precioso deles, que são os filhos; e que os professores têm obrigação de cuidarem das crianças, com qualidade e respeito. Não é fazendo lavagem cerebral em ninguém, só queremos respeito nessa rede pública, disse esse prefeito, que também pediu para os professores para não usarem de doutrinação e esculhambar em sala de aula, o que os pais constroem. Essa autoridade pública fez questão de enfatizar que não é “esquerda e nem direita”, o que ele pede é educação.
De fato, o interesse da grande maioria dos pais, no que diz respeito a escola, é que ela ofereça conhecimentos com base na verdade. Os pais esperam das escolas que elas respeitem a orientação religiosa da família, e que as crianças não sejam doutrinadas com relativismos e ideologias que vão se infiltrando na consciência das crianças, afetando a capacidade delas de interpretar os fatos e acontecimentos da realidade.
Um fato preocupante na área da educação é o modo como é recrutado os professores. Me recordo quando fazia estágio em psicologia organizacional, atuando na área de recursos humanos nas empresas, havia uma avaliação do equilíbrio psicológico do candidato a vaga. Agora o que acontece na área da educação é bem diferente; vemos concursos públicos que avalia o conhecimento acadêmico do professor, mas não avalia o equilíbrio psicológico do candidato que estará a frente de uma sala de aula.
Conheço professores católicos que são exemplos naquilo que fazem, mas eles mesmo afirmam como encontram hostilidade na escola, por viverem a fé cristã. Seria interessante que os professores católicos se unissem em Associação Católica, para fortalecerem a fé e buscarem formação, assim como fizeram os Médicos pela Vida , na área da saúde e a Associação dos Juristas Católicos , na área da justiça.
Este é um tempo favorável de graça, para nós como pais pra pedir a intervenção do Céu, para que possamos alcançar o precioso bem de aberturas de escolas autenticas católicas. Nossa Senhora em sua última aparição em Medjugorje falou: “Neste tempo de graça, reze comigo, para que o bem vença em você e ao seu redor” .
Nossa Senhora, contigo rezamos nesta hora da história. Os teus olhos veem todos os dias o que é ensinado em sala de aula, aos nossos e teus filhos. Nos ajude Mãe de Deus, para que as “vias” para abertura de colégios católicos se estabeleça em nossa terra, para o bem das crianças e em benefício para a família e a Igreja.
Cleonice Macedo Kamer
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ÁUDIO
1 Médicos Pela Vida https://medicospelavidacovid19.com.br/
2 https://www.ajuristascatolicos.com/
3 Servos da Rainha – https://servosdarainha.org.br/sagem-da-rainha-da-paz-de-25-de-marco-de-2024/