Nasceu para nós Aquele que é a Luz dos corações humanos e nada nem ninguém poderá apagá-Lo.
Deus nos deu o precioso dom da imaginação que, pela fé, pode nos levar a um estágio de profunda contemplação permitindo-nos estar presente, fazer parte do mistério da vida de Jesus.
O tempo do Advento nos lança, de modo único e especial, nos braços do nascimento do Deus Menino, bem como nos acontecimentos que cercaram esse grande evento.
Será uma caminhada com a família de Nazaré, com José e Maria. E com eles possamos configurar-nos em suas buscas, lágrimas, rejeições e, finalmente, na alegria do encontro.
A ordem de César Augusto foi o recenseamento. José e Maria prontamente se põem a caminho… deixam para trás seus planos particulares, o aconchego e a segurança do lar, dos familiares, amigos e toda a cuidadosa preparação para a chegada do Bebê. “Deus nos proverá…” – e assim o jovem casal começa a jornada rumo a Belém.
Ao chegar, buscam aflitamente um lugar, pois está para nascer o Menino. As hospedarias, as casas de amigos e conhecidos, todas estavam já com super acomodações – “Não podemos atendê-los! Busquem outra possibilidade”.
Alguém sugere que nas proximidades há uma pequena gruta e talvez pudessem se refugiar lá por aquela noite… Para lá se dirigiram José, Maria e o grande mistério que dividiria a história entre Antes de Cristo e Depois de Cristo (AC e DC).
O coração daquela gruta de pedras irregulares era apenas um estábulo que os acolheu…
Neste e a cada Natal a procura de José e de Maria é a mesma: um lugar para o Filho de Deus humanado nascer.
Você tem esta gruta disponível e bem disposta para acolhê-los? Se sua resposta for “Sim”, saiba que será um Feliz Natal – é o que te desejamos de coração!
Maria Francisca C. Longhi – Fundadora da Comunidade Oásis