A formação pessoal e comunitária é essencial para aqueles que consagram sua vida a Deus através de um Carisma. Todo vocacionado precisa, logo que entra em um caminho comunitário, da formação inicial; e posteriormente, da formação permanente até o final de seu percurso neste mundo.  Os conteúdos da formação inicial ou permanente são distintos em cinco dimensões: Carismática, Comunitária, humana, doutrinal e espiritual.
Dimensão Carismática: Uma Nova fundação nasce dentro de um tempo e espaço geográfico por vontade divina e é portadora de uma graça particular e única que chamamos de carisma. Por isso, o vocacionado deve conhecer a História da Fundação da Comunidade, a História pessoal do fundador e suas experiências místicas e as graças particulares que envolveram os primeiros membros, os cofundadores e cofundadores históricos.
Igualmente importante será o estudo dos escritos do fundador, das regras, dos estatutos, das tradições da vida comunitária, das experiências com a Providência Divina, da página do Evangelho e das promessas de Deus para o Carisma.

Dimensão Comunitária: Todo o vocacionado a uma consagração de vida dentro de uma Nova Fundação precisa conhecer de forma pessoal e objetiva o querer de Deus para o carisma que ele está abraçando. Na formação inicial, deve descobrir como se relacionar com as regras, o sentido da vivência em comunidade, a missão única do Carisma na Igreja e o que Deus espera da comunidade.
A vida fraterna, a vida de oração e o apostolado são fatores importantíssimos nesta dimensão e devem ser estudados e compreendidos à luz de cada Carisma. O vocacionado deve ser levado a compreender a missão específica de cada estado de vida, do fundador, dos cofundadores e dos demais consagrados da comunidade.
Dimensão Humana: Esta dimensão trata da identidade e da história pessoal do vocacionado, dos relacionamentos, da afetividade, sexualidade e vivência dos conselhos evangélicos. É a dimensão que apela para o crescimento humano, individual, artístico, psicológico e espiritual, englobando todo o ‘ser filho de Deus’ presente no vocacionado. A formação humana provocará um contínuo autoconhecimento, a compreensão das responsabilidades inerentes a cada estado de vida, uma radical vivência do Evangelho e, por fim, uma autêntica consagração a Deus.

Dimensão Doutrinal: A dimensão doutrinal estuda como praticar o método de oração chamado Lectio Divina, os documentos do  Magistério da Igreja, a Tradição Cristã Católica, a História da Igreja e a Liturgia. Busca o conhecimento e a fidelidade a todos os documentos escritos e reconhecidos como autêntica doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, busca também, direcionar o vocacionado ao amor pela Igreja e pela pessoa do Santo Padre, o Papa.
Dimensão Espiritual: A dimensão espiritual tem como objetivo mergulhar o vocacionado na espiritualidade particular do Carisma e deve priorizar a busca da intimidade com Deus através da escuta, obediência, castidade e vida de oração. Além disso, leva ao conhecimento da espiritualidade dos santos, especialmente os baluartes, da vida consagrada, dos profetas, reis e sacerdotes na história da Igreja, dos primeiros cristãos, especialmente os Padres da Igreja. Igualmente é necessária uma releitura da vida de oração pessoal que deve basear-se nas experiências do fundador e no direcionamento de Deus específico para o carisma.