O carisma, por primeiro, é para ser vivido dentro da comunidade, é para se tornar esse corpo comunitário; a página do Evangelho é a nossa página, ela virou não só minha, não sou eu quem ministro, mas somos nós que ministramos, porque Deus não deu um carisma ao fundador para que ele ministre sozinho, por si mesmo, porque senão seria mais uma vez um movimento, uma comunidade de serviço em que alguém evangeliza, leva a Palavra de Deus a um povo.
Um carisma chama à vida comunitária, está presente, está embutido nele a vida fraterna. Não há um carisma que não atraia para a vida comunitária. Se o fundador vive sozinho numa comunidade ou no caso de um casal que vive somente eles, não é um carisma, porque um carisma exige uma comunidade de três ou mais, ela é modelo da Trindade, então se esse fundador ou esse casal não tem atrai outros a uma vida comunitária em que vai se formando relacionamentos comunitários, vai se formando a vida de oração, o trabalho e a vida de serviço não é uma autêntica comunidade.
Dentro de uma fundação, uma característica muito importante é o carisma que é uma graça dada a um corpo, a uma pessoa que é o fundador, ele tem esta graça de dar a vida, dar todo o seu ser, a sua energia, seu sentimento, sua voz, seu coração, sua alma, seu espírito, sua mente. Se um fundador se diz fundador de uma comunidade, mas não é capaz de estar junto, como um pai, como um pastor, sendo o primeiro a sofrer, sendo o primeiro a realizar todas as coisas, ele não é um autêntico fundador. Ele precisa dar sua vida no corpo comunitário para essas pessoas e com essas pessoas. Um discernimento vocacional começa no estar disposto a viver a página do Evangelho do carisma, é o primeiro discernimento vocacional, ou seja, responder como o fundador respondeu e responde a esta página.
O membro não pode crescer para ele mesmo, ele vai se tornando um testemunho, não por causa da pregação nem da evangelização, mas é por sua atitude dentro do carisma, o membro tem que crescer na atitude de conversão e se tornar não apenas aquilo que Deus lhe disse, mas que os outros possam ver nele Deus realizando aquilo que disse a respeito dele.