Jesus é a ação de Deus em nosso meio e, como Deus humanado, está vivo e ressuscitado, e é Ele mesmo que toma a iniciativa de relacionar-se conosco. A amizade é importante e fundamental para nossa relação com Deus, pois Ele quer se fazer íntimo de nós. É o amigo de nossa alma, nos elegeu e nos amou por primeiro e espera nossa resposta.

A Palavra de Deus diz que quem acha um amigo descobriu um tesouro:
“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme o Senhor, achará esse amigo.” Eclo 6, 14-17

Jesus é nosso amigo e podemos dizer tudo do nosso coração para Ele. Na oração temos esse trato de amizade com Ele, nesse diálogo temos de levar nossas maldades, nossos pecados, sem máscara de bonzinhos, pois, um relacionamento de amizade requer, acima de tudo, sinceridade e confiança para conhecer o outro e deixar-se conhecer, assim Deus terá piedade de nós e nos dará o Seu coração e poderemos comunicar aos demais a felicidade que se encontra nessa amizade com Jesus.