Alguns casais que tem buscado aprender o Método de Ovulação Billings, tem contado o quanto os homens estão sendo incentivados por seus colegas e também pelos médicos a fazerem a cirurgia da vasectomia. Estes esposos reconhecem que esta cirurgia não é opção para quem busca viver na fidelidade a fé cristã.
Os filhos de famílias católicas crescem escutando sobre o valor da masculinidade, da força que é característica da personalidade e do físico do homem. A Igreja Católica foi estabelecida sobre a rocha de Pedro. Pedro foi um homem íntegro. Integro quer dizer inteiro, completo, não fracionado. Os homens católicos têm como modelo de autenticidade masculina, o primeiro Papa, São Pedro. É nessa rocha firme que temos segurança da nossa salvação. O Espírito Santo, através de Pedro, durante todos os séculos, protegeu e ainda protege através da doutrina, a integridade do homem. O homem é templo vivo do Espírito Santo. Por ele ser imagem e semelhança de Deus, é orientado para que não permita que seu corpo seja “mutilado” pela técnica da vasectomia.
Recordo-me bem quando era criança, assisti ao filme que conta a história de Sansão e Dalila. Na inocência infantil, fiquei impressionada quando Sansão perdeu a força por ter revelado seus segredos a Dalila. Quando encontro homens que contam que fizeram a opção pela vasectomia, me vem a lembrança deste filme. O homem que renuncia a força da fecundidade do próprio corpo, aceita a desvantagem em relação a mulher, que permanece inteira na sua capacidade procriativa.
Em julho de 2018, no site Sciency Daily, foi publicada a pesquisa realizada por uma psiquiatra norte americana demonstrando que a vasectomia pode causar demência e perda de memória no homem. Ela explicou que esta cirurgia reduz a barreira protetora entre o sangue e os testículos, chamada Barreira Hematotesticular. Certos órgãos como os testículos e o cérebro, possuem no corpo o equivalente a uma “comunidade fechada”. Após a vasectomia, a barreira protetora é quebrada e o sêmen mistura no sangue, causando danos como a demência e a perda de memória.
Permitir que seja retirado do corpo o órgão que transmite a vida é uma negação de que Deus nos criou com perfeição. Os médicos católicos podem fazer uso da objeção de consciência, para não colocar em risco a salvação de suas almas, no que diz respeito a essas técnicas de esterilização.
A reversão cirúrgica da vasectomia é uma opção de restauração que muitos homens estão recorrendo, após terem sentido os efeitos da vasectomia no corpo e no relacionamento conjugal.
O Espírito Santo que habita em nossos corações é também o nosso Advogado. É Ele mesmo que defende a dignidade de nossos corpos.
Cleonice Macedo Kamer