As características principais das Novas Fundações são a presença de um Carisma e de um fundador.
Qual a importância do fundador?
A pessoa do fundador em uma Nova Fundação é essencial, não existe fundação sem fundador. Na vida, na história pessoal e personalidade do fundador os membros do carisma encontram a si mesmos, pois, na pessoa do fundador Deus imprime a essência do carisma e a forma de vivê-lo. No fundador estará presente, por exemplo, a firmeza, a temperança, a fortaleza que será exigida daquela fundação no decorrer dos tempos.
Conheceremos o que o mundo e a Igreja exigirão do nosso fundador através de sua capacidade de resposta, ou seja, um fundador impetuoso, forte, decidido para uma missão que exige estes atributos, ou um fundador paciente, temperante, tolerante para uma missão que necessite destas virtudes.
Como saber se Deus me chamou a este Carisma?
Um dos sinais de que existe um chamado a um Carisma é que o vocacionado deve ter tem uma profunda comunhão de alma com o fundador. Quando existem muitas diferenças, acusações, contratempos, discordâncias, etc., é sinal de que estamos no lugar errado – em se tratando de vocação não adianta ‘forçar a barra’, ou Deus chama e ali encontramos repouso ou não chama e só encontramos discórdias. O consagrado a um Carisma deve buscar conhecer bem o coração de seu fundador e ter comunhão com ele. “A multidão dos fiéis eram um só coração e uma só alma” (At 4,32). É certo que esta comunhão com a pessoa do fundador não é fruto de esforço, mas um dom, um chamado, uma vocação para aquela Nova Fundação.
Deus capacita seus eleitos.
Como vou saber quanto de coragem será exigido de meu Carisma? Saberei esta resposta olhando para meu fundador(a). Olhando meu fundador, vejo que ele tem muita coragem, é destemido, forte…. assim, devo concluir, esta mesma coragem também está em mim. O que está nele está em mim também, pois ali está o carisma e a resposta para que eu viva. Na força do Carisma está a ousadia e a coragem de enfrentar o que quer que seja, no plano pessoal, na Igreja e no mundo