Acessibilidade:
Formação
Formação nas Novas Fundações não é conteúdo

O setor da formação engloba toda a vida comunitária: o apostolado diário, as missões externas, a vida fraterna e a vida de oração, e o estudo.
Nas Novas fundações deve existir um setor chamado formação, bem como outro setor chamado administração, este dois setores organizam e equilibram toda a vida comunitária.

Cada setor deve ter seus coordenadores, que geralmente são ministérios ocupados por membros mais antigos e às vezes os cofundadores. O fundador, ou moderador, geralmente delega pessoas para tais setores e permanece na escuta para direcionar tudo conforme o querer divino para a fundação. O fundador deve estar próximo tanto do coordenador da formação quanto do coordenador do setor administração.

Um coordenador de setor deve ser ligado ao conselho e ao fundador para tomar cada decisão e dar cada passo conforme aquilo que Deus mesmo infunde no coração do fundador e dos demais membros do conselho da Fundação.

Tomando especificamente o setor da formação:
A coordenação da formação é uma mediação humana que juntamente com as demais autoridades distribui as tarefas para cada membro.
A formação deve levar em conta as necessidades da comunidade e as aptidões, os dons, e também as necessidades de cada membro da fundação, para que cada um possa desempenhar bem suas tarefas. Por exemplo:

O apostolado: dentro da vida comunitária existe uma casa comunitária e pode também existir uma casa de evangelização. É preciso distribuir todas as pessoas: quem vai lavar as roupas? Lavar a louça? Cozinhar? Fazer as limpezas diárias? Cuidar das plantas, da capela, da porta? Quem vai rezar pelas pessoas? Coordenar o grupo de oração? Etc. A formação deverá determinar cada pessoa para cada setor.

Na vida fraterna: A vida fraterna são todos os momentos de convivência comunitária, mas a formação deve criar espaços específicos de fraternidade, os chamados momentos fraternos. Toda a casa comunitária deve ter um momento fraterno por semana, pode ser uma noite por semana para ficar juntos, sem interferências externas, sem compromisso de missão, somente para que cada membro possa ser apenas um irmão entre os irmãos.

Na vida de oração e estudo: A formação deve, segundo a regra específica de cada fundação determinar o tempo e o horário do dia, em que cada membro vai rezar. Também será a formação que determinará os momentos de estudo, quem serão os professores e temas a serem abordados.

Além disso, é a formação que indica quem será o formador de cada membro e cuidar das questões particulares dos membros, tais como saúde, providência e relações familiares.

Por fim, a formação cuida de perto da pessoa, do seu crescimento, da fidelidade e da ordem para que as determinações das autoridades da comunidade se cumpram.

Compartilhe este conteúdo:
Casa de Oração São Pio de Pietrelcina
Rua Feijó Júnior,275
São Pelegrino Caxias do Sul / RS - CEP 95034-160
(54) 3028-8881
Sede da Comunidade Oásis
Capela Nossa Senhora Mãe de Deus
Rádios Mãe de Deus AM 1370 e FM 107.9
Endereço: Bairro Pedancino – Caxias do Sul-RS
(54) 3028-3888
faleconosco@comuniodadeoasis.org.br