Comunidade Católica Oásis
Acessibilidade:
Formação
Carisma de Fundação III: Os cofundadores

O chamado a fundar, instituir e edificar uma obra de Deus é dom divino, por isso, Deus suscita junto ao fundador, pessoas, alguns vocacionados para sempre, outros chamados a uma missão temporária. O autêntico fundador, não é sozinho. Deus coloca junto ao fundador, aqueles que o ajudarão a sustentar e por em prática as revelações do carisma, algumas vezes, estes primeiros serão os cofundadores e os consagrados definitivos da fundação.

Os primeiros membros de uma fundação são divididos em três classes: os cofundadores, os membros mais antigos consagrados e os cofundadores históricos.

Quem é o cofundador? O cofundador não é escolhido pelo fundador é um dom divino que trás alguns sinais que levarão com o tempo ao discernimento de que naquela pessoa está presente o carisma da cofundação. Um cofundador é reconhecido pela comunhão com o coração do fundador, ele é alguém capaz de ler, discernir, transmitir a outros e colocar em prática a graça oriunda do coração do fundador.

Todos que iniciaram com o fundador são cofundadores? Nem todos que iniciaram junto com o fundador no carisma serão cofundadores, pois, como já dissemos a cofundação é um dom de Deus, estes membros, presentes no inicio da fundação, vão com o tempo encontrando o lugar que Deus reservou para eles, realizando plenamente sua vocação e contribuindo para a expansão do carisma e a missão da Igreja no mundo. As vocações definitivas e bem discernidas nas fundações são grande fonte de fecundidade e benção dentro e fora do carisma.

Quem são os Cofundadores históricos? Na maioria das vezes, uma fundação é oriunda de um grupo de evangelização da Igreja, que sente o desejo de ir além, de organizar-se melhor, de estarem mais juntos em vista da evangelização e do crescimento daqueles membros. Os  primeiros que iniciaram a obra junto com o fundador são chamados cofundadores históricos; eles passaram pelo entusiasmo do inicio, sofrimentos e tribulações do tempo de purificação, enfim, dificuldades e discernimentos naturais de um início de fundação. Os cofundadores históricos são aqueles que não se consagraram no carisma, permaneceram apenas por um tempo, e fizeram parte da história da fundação.

Deus distribui livremente dentro da fundação dons e carismas em vista da missão particular de cada vocacionado e do bem da Igreja, nenhum dom é em vista da pessoa que o recebe, mas é em vista da necessidade da fundação e por consequência da própria Igreja.

Compartilhe este conteúdo:
Casa de Oração São Pio de Pietrelcina
Rua Feijó Júnior,275
São Pelegrino Caxias do Sul / RS - CEP 95034-160
(54) 3028-8881
Sede da Comunidade Oásis
Capela Nossa Senhora Mãe de Deus
Rádios Mãe de Deus AM 1370 e FM 107.9
Endereço: Bairro Pedancino – Caxias do Sul-RS
(54) 3028-3888
faleconosco@comuniodadeoasis.org.br